Desde 2000, "JN" perdeu um terço do público

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Desde 2000 quando dava cerca de 39,2 pontos de média anual, o "JN" já perdeu ao menos 33% de seus telespectadores. Ou seja, um em cada três brasileiros deixou de assistir ao principal telejornal da Globo. O gráfico obtido com exclusividade por Ooops!, com Ibope consolidado nos últimos anos, mostra que a queda está se acentuando nos últimos dois anos.

Em 2011, a média do "JN" era de 32 pontos, caiu para 28,2 pontos no ano passado e a média parcial de 2013 já bate 26,3 pontos, a menor média histórica. 

O curioso é que o total de TVs ligadas não sofreu grande variação desde 2000. Ou seja, isso mostra um sinal inequívoco que o espectador continua com a TV ligada, mas está buscando outras atrações, seja o "Jornal da Record" ou as novelinhas do SBT, ou vai para a TV paga ou joga games ou ainda deixa a TV ligada em outro canal e fica conectado nas redes sociais.

QUEM É LEGAL

Antonio Fagundes

É o grande ator da novela das 21h da Globo. Soube manter seu personagem dissimulado até se tornar o verdadeiro vilão "passa rodo" de "Amor à Vida" e surpreender todos os telespectadores, especialmente os que achavam que Félix era a verdadeira "bicha má". Só falta descobrir que o personagem de Fagundes também é bissexual. Aí seria o verdadeiro nó de Walcyr Carrasco.

QUEM IRRITA

Johnny Depp

Falta-lhe no mínimo uma gota de humildade para assumir que "Cavaleiro Solitário" é um lixo cansativo, e que ele, Depp, se repete no papel. Parece que está fazendo de novo "Piratas do Caribe", só que no deserto. Maquiagem, figurino, trejeitos do ator... é tudo como sempre foi. A culpa não é da imprensa que não gostou do filme, colega. O filme é ruim mesmo. E pare de fazer filmes com maquiagem carregada. Já deu nos picuás.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos