UOL Notícias Ooops!
 

18/09/2008 - 11h38

Ibope de novelas desaba na Globo; veja a queda

Ricardo Feltrin
Colunista do UOL
Pela primeira vez na história da Globo o ibope das novelas é preocupante. Muito preocupante. Com exceção da atual novela das 19h, "Três Irmãs", a teledramaturgia global atravessa uma fase sombria sem precedentes. Embora ainda esteja em primeiro lugar no mercado, a hegemonia da Globo em novelas está ameaçada. E em queda, tanto no país como na praça mais importante: a Grande São Paulo.

Mensuramos a queda no ibope. Gráficos abaixo mostram a performance das novelas da Globo desde 2000. Ooops! publica o raio X dos três horários novelas.

Novela das 18h

Notem no gráfico abaixo como o telespectador vem perdendo interesse pela "novela das seis" desde 2000. Aparentemente, um em cada cinco espectadores mudou de canal, de passatempo ou deixou a sala. A queda é ainda mais assombrosa nos últimos três anos. Desde o sucesso "Alma Gêmea" (2005/06, média de 39 pontos), as últimas cinco produções nessa faixa de horário derrubaram a Globo em espantosos 43%.

A novela atual, "Ciranda de Pedra", tem ainda o infeliz título de "pior audiência de uma novela da emissora" em todos os tempos: 22 pontos. A novela anterior, "Desejo Proibido", foi o segundo pior fiasco (23 pontos). Só "Sabor da Paixão" (2002/03) foi igualmente mal (parcos 24 pontos).

Arte: Folha Online


Novela das 19h

Nesta década, de todas as novelas da Globo, nenhuma revelou ibope tão instável quanto a das 19h. Desde 2000, registraram médias de ibope variando de 27 pontos (o fiasco "Bang Bang", de 2005/06) à surpreendente "Da Cor do Pecado", com antológicos 43 pontos de média em 2004.

A novela atual, "Três Irmãs", não está fazendo feio. Pelo contrário. Seus 33 pontos de média atuais a colocam no mesmo panteão de outros sucessos do horário, como "Desejos de Mulher" (também 33 pontos em 2002), e cada vez mais próxima de "Um Anjo Caiu do Céu" (34 pontos, em 2001).

Arte: Folha Online


Novela das 21h

O horário de novela mais crítico para a Globo nesta década é justamente o mais valioso. Exibida após o "Jornal Nacional", produto mais caro da casa, a novela das 21h da Globo é um símbolo comercial e de imagem, uma fonte de prestígio e, claro, de dinheiro. Além disso é o segundo mais caro da publicidade brasileira.

Desde o sucesso "Laços de Família" (45 pontos, em 2000/01) até hoje, com "A Favorita" (37 pontos), a queda de ibope da Globo foi de quase 18%.

Se computados apenas os últimos quatro anos, a audiência literalmente rolou a ladeira: desde a recordista "Senhora do Destino", exibida entre 2004/05 (50 pontos de média), a Globo vem amargando queda seguida de queda. Entre 2004 e 2008 a Globo perdeu um em cada quatro telespectadores (queda de 26,19%).

Arte: Folha Online

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h59

    -2,05
    2,522
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h17

    5,02
    56.084,04
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host