Topo

Estrelas de hotéis são mais confiáveis que sites de viagem

Enrico Fermi

Especial para o UOL

23/03/2014 06h00

Hoje temos no Brasil aproximadamente 25.600 meios de hospedagem que até então faziam a sua própria classificação. Sem uma determinação clara da lei, os hóspedes ficavam à mercê da autoavaliação realizada por cada estabelecimento.

Um inconveniente para o turista que pagava por um hotel com acomodações inferiores ao que fora anunciado e para os hoteleiros que tinham os seus meios de hospedagem equiparados de forma desleal. As avaliações de uma pousada e de um hotel "luxo", por exemplo, eram feitas da mesma forma.

As estrelas voltaram a ter sentido com a Política Nacional do Turismo (lei nº 11.771), que foi sancionada em 2008 e, posteriormente, instituída pelo decreto nº 7.500/2011. A lei que prevê o estabelecimento de normas de classificação dos meios de hospedagem deu origem ao SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem).

Hoje, o ministério do Turismo é o único que pode determinar o número de estrelas de cada estabelecimento. Um avanço, pois os grandes eventos que o país irá sediar virão acompanhados de um grande número de turistas que terão um instrumento de confiança para fazer a escolha do hotel, assegurados por um orgão do governo.

A ABIH Nacional (associação de hotéis) é totalmente favorável à adesão ao SBClass. Trabalhamos muito para dar voz ao hoteleiro e agora temos a chance. O número de meios de hospedagem classificados ainda é baixo. Acredito que muitos hoteleiros ainda não perceberam a importância dessa classificação, principalmente por falta de informação.

Classificar um hotel era muito caro e burocrático, o que causou um estigma nos hotéis, uma verdadeira repulsa. Com o novo sistema, visando a uma concorrência justa, as estrelas são definidas de acordo com os sete tipos de meios de hospedagem. Dessa forma, nunca teremos um resort competindo com um hotel histórico. A classificação também serve de parâmetro para que hotéis independentes possam ser comparados aos de rede.

Confiabilidade

Os sites de viagem deixam uma brecha para que a concorrência faça comentários negativos

A adesão e adoção ao sistema de classificação é totalmente voluntária. A antiga matriz de classificação hoteleira levava em consideração a estrutura física. Com a nova, infraestrutura, serviços e sustentabilidade ganham ênfase.

Os valores para classificar os estabelecimentos costumavam ser exorbitantes. Hoje, por R$ 900 já é possível obter a classificação, que tem duração de três anos. Basta o meio de hospedagem ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e, no mínimo, 30% dos eletivos.

O SBClass foi criado não só para colocar ordem no setor, mas para ser o comunicador oficial entre mercado e consumidor, a fim de garantir que a hospedagem do começo ao fim tenha a qualidade previamente atestada, e que o hoteleiro consiga se certificar de que aquele turista saiu satisfeito e irá voltar.

É importante lembrar também que sites de viagem podem ser falhos. Apesar de oferecer um espaço aberto para que hóspedes comentem sobre a sua estadia em tal estabelecimento, essa ótima ideia também deixa brechas para que a concorrência faça comentários negativos anonimamente. E aí, em quem confiar?

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br