Topo

Blogs sobre fitness podem fazer leitor colocar sua saúde em risco

Especial para o UOL

14/07/2014 06h00

Com a difusão cada vez mais ampla da internet na população, seja por meio de computadores pessoais ou dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, o acesso à informação tem ficado mais fácil e rápido.

O âmbito da saúde vem seguindo esta tendência, e observamos aumento substancial de sites de informações e blogs relacionados a esta área. Isso tem facilitado e popularizado o acesso ao conhecimento sobre aspectos da saúde, podendo aumentar o entendimento sobre causas, riscos, tratamentos e prevenção de diversas condições ou doenças.

Vários destes sites ou blogs fornecem, além de dados técnicos, dicas gerais sobre alimentação, exercícios e como manter a forma física. Dando uma rápida olhada na rede, por meio de buscadores, podemos encontrar uma enormidade de páginas com todo o tipo de informação.

Grande parte delas apresenta informações corretas e bem ponderadas que, de fato, auxiliam no conhecimento. No entanto, também há várias outras com informações inadequadas que podem levar o indivíduo a conceitos errados sobre doenças, alimentos, treinamentos físicos, suplementação e até mesmo sobre o uso de medicamentos.

Essas informações imprecisas ou enganosas são potencialmente danosas, pois podem induzir o leitor a seguir uma linha de alimentação, treinamento ou tratamento médico que ponha sua saúde em risco.

Na medicina temos uma preocupação muito grande com a credibilidade da informação que desejamos. Procuramos adquiri-las de fontes confiáveis, como jornais médicos de grande reputação, cujos artigos são revisados por outros pesquisadores independentes, o que torna a informação segura.

A confiabilidade é o grande problema dos sites ou blogs sobre saúde ou fitness. Costumo aplicar uma frase já ultrapassada que diz o papel aceita tudo, para "a internet aceita tudo". Neste aspecto, a internet tem a vantagem e também a desvantagem de se tornar eterna.

Informações ultrapassadas ou que se mostraram ineficazes ou perigosas continuam a aparecer numa busca. Isto invalida qualquer informação disponível? Certamente não, mas é necessário que a pessoa, antes de seguir recomendações, confira as credenciais de quem a escreveu, verifique a formação e conhecimento do autor, a data da postagem e ratifique as sugestões em outros depoimentos profissionais.

Seguindo essa linha, as dicas de saúde podem, de fato, ajudar a esclarecer o leitor sobre o melhor modo de conduzir a saúde, evitando deste modo a obtenção de informações equivocadas que podem levar a crenças erradas e, por fim, prejudicando o paciente.

Assim, sugerimos ao leitor que sempre inicie suas busca pelos sites de sociedades médicas, como a Associação Médica Brasileira (AMB) e o CFM (Conselho Federal de Medicina), sociedades de nutricionistas ou de educadores físicos, pois provavelmente fornecerão informações precisas.

No caso de acessar uma página pessoal ou blog, sempre busque analisar antes a formação e currículo da pessoa que escreve. Isso já pode dar uma noção melhor sobre a veracidade das informações postadas. É possível verificar ainda se o autor é vinculado ou credenciado pela sociedade de sua área ou se tem publicações científicas, pois essas informações também estão facilmente disponíveis em sites de busca de artigos científicos e curriculares.

Neste sentido, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) coloca à disposição seu site e redes sociais (Facebook, blog e Twitter), nos quais diversas informações são publicadas sobre temas relevantes a hormônios e metabolismo. Na página, inclusive, existe um campo onde o leitor pode realizar perguntas e tirar dúvidas.

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br