Topo

Açúcar é uma droga silenciosa escondida em embalagens coloridas

Especial para o UOL

01/10/2014 06h00

O cozinheiro deveria ser, antes de tudo, a ligação entre a natureza e o prato. Quando tentamos acordar para uma alimentação mais saudável e honesta nos deparamos com uma realidade que nem sempre é tão explícita.

Existe uma droga silenciosa escondida em embalagens coloridas nas prateleiras dos mercados. Seu filho não vê, nós mesmos não percebemos. E quando nos damos conta já estamos viciados nessa maravilha branca que é o açúcar.

Não sou xiita quanto ao que é bom ou ruim para sua saúde. Até porque algo que não é aconselhável para você hoje pode ser ótimo amanhã.

Gosto de doces, adoro bacon e carne vermelha, mas precisamos ter noção do que estamos dando às nossas crianças, pois elas, diferente de mim e de você, não têm escolha.

Nós, adultos, podemos nos dar ao descaso de beber, fumar, dormir pouco e ter maus hábitos. Mas as crianças, não. Elas merecem uma oportunidade de crescer sem ter seu organismo viciado em açúcar e gordura.   

Vi uma matéria na BBC de Londres que mostrava estudos sobre a compulsão pelo açúcar e como essa urge pode ser tão forte quanto o vício em drogas. Na hora pensei: sabe quando você precisa de açúcar, e não é apenas querer? Todo mundo já passou por isso.

Imagine, então, para um organismo infantil em formação que experimenta a sensação dessa doce armadilha. Os pais ou a cantina da escola oferecem às nossas crianças balas, comida processada ou o tal do néctar, que é um “suco” de água com açúcar e um cheirinho de fruta.

Coisa que não consigo entender. Somos um país rural, com vocação para cultivar, um dos maiores produtores de frutas do mundo. Porque cargas d’água não são maioria os sucos com fruta de verdade?

Encontro suco de frutas tropicais até na Irlanda do Norte. Por que aqui temos que entupir nossa família de açúcar? Temos que nos contentar em sermos alimentados com produtos de segunda qualidade? Merecemos isso? Não! Reclamamos? Também não! O brasileiro se acostuma. 

Vamos a uma explicação mais "científica": Quando se prova o açúcar, dentro da nossa cuca são liberadas substâncias químicas que falam assim para os seus neurônios: “Eu te amo, baby!”.

Desconfie em quem diz 'eu te amo' no primeiro encontro. No amor, como no paladar, é preciso ir conhecendo, degustando e se acostumando aos poucos.

As regiões do cérebro responsáveis pela vontade de açúcar são as mesmas do vício em crack, e acho que isso explica muita coisa. Mas não sejamos extremistas, como alguns podem dizer. Não acho que a demonização do açúcar seja a saída para o que quero propor aqui. Indico o caminho do meio, nem o mais fácil, nem o mais difícil.

Digo claramente: amo doce. Aprendi a cozinhar com minha avó, uma confeiteira de mão cheia. Lembre sempre do que sua avó comia. Ela estava certa, o que ela preparava não tinha gordura modificada, nem muito açúcar ou sal.

Sabe por quê? Porque ela amava o que fazia e acordava cedo para comprar os melhores produtos, os mais frescos e maduros, aqueles legumes, frutas, peixes que estão olhando para você e dizendo “me leva, me leva”.

Quando eu quero comer doces, procuro doces de verdade, e não engodos. Seja uma goiabada cascão feita com carinho e tradição ou um doce incrível feito por um super confeiteiro. Essas coisas valem a pena, e muito. Um bom doce é o final perfeito para uma refeição. Não precisa ser caro, tem que ter qualidade.

Frutas, legumes, verduras, carnes e peixes já têm seu sabor. E nós, brasileiros, colocamos açúcar e sal em tudo sem nem antes provar.

Procure variar, use o que está na estação que, com certeza, vai ser saboroso por natureza. Até porque o melhor chef do mundo é Deus. Como diria Alphonse de Lamartine “Eis a natureza que te convida e te ama”.

Temos frutas belíssimas em todo território nacional, faça suco para seus filhos. Nem sempre é possível, afinal, queremos praticidade em nossas vidas modernas mas, se for usar industrial, procure marcas que tenham comprometimento real com a qualidade do que é oferecido.

Hoje é possível encontrar uma infinidade de marcas no mercado que são nota dez. Apoie e compre o que é feito com amor e respeito à sua saúde, pois quanto mais se comprar produtos bons, mais deles vão surgir no mercado. A indústria não é burra, ela faz o que você compra, seja a mudança que você quer ver.

Se buscarmos a resposta rápida e fácil, como dar uma porcaria a uma criança sempre que ela chorar, o que será dos nossos amigos agrião, cenoura e salmão? Quem ama aprende com o tempo e - confie em mim - o mais doce da vida está em aprender provando e ensinar com amor.

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br