Topo

Não permita que a falta de perdão invada o seu coração neste dia santo

Especial para o UOL

24/12/2014 06h00

Vitória. Perdão. Vida. Tudo isso nos é dado porque “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14).

No dia 25 de março, a Igreja celebra a anunciação do Senhor e a encarnação do Verbo. Nove meses depois, no dia 25 de dezembro, o Verbo encarnado nasce para que possamos ver a sua glória velada, mas real. O menino frágil e dependente de Maria e de José é o Filho de Deus encarnado. É ele e somente ele quem pode dar-nos a vitória, o perdão e a vida.

Mas podemos recomeçar! O perdão de Deus nos oferece constantemente para que, com alegria, vivamos a nossa fé. Por mais pecador que sejamos não deveremos ter medo do Senhor. Ele se fez tão pequeno para que os pequenos deste mundo se aproximassem dele com a esperança da reconciliação com Deus e com todos os homens.

Nem permitiremos que alguma falta de perdão aos outros invada o nosso coração neste dia santo. Abriremos de par em par o nosso ser a Deus e a todos os homens e mulheres, máxime àqueles que estão próximos a nós. Tais pessoas merecem a nossa atenção, gratidão e estima. Lembremo-nos da oração que o Senhor nos ensinou: “perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Perdoemos! Perdoemos de coração a quem nos ofendeu e sentiremos um grande alívio, uma grande paz, uma restauração que vai do mais profundo ao mais periférico do nosso ser.

Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (Jo 1,5). A vida do Filho de Deus ilumina a vida dos filhos dos homens. Ilumina-a porque a retira das trevas do pecado e da morte. Ilumina-a porque dá sentido ao que antes estava desorientado. Ilumina-a porque dá todos os meios necessários para alcançar a felicidade já neste mundo e, depois, na eternidade.

Opinião - Dom Orani

  • Quem é tão insensível que não sinta, nesta noite, o desejo de amar, o desejo de ser bom, o desejo de se deixar abraçar por Deus?

    Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, sobre o Natal

Talvez muitas pessoas se considerem como que “jogadas aí na existência”, e aí deixadas simplesmente porque não descobriram o projeto de Deus para a sua vida. É misterioso e, ao mesmo tempo, é duro pensar que nós, seres humanos, podemos frustrar os desígnios de Deus. Foi exatamente isso que aconteceu com alguns dos contemporâneos de Jesus, fariseus e mestres da lei, dos quais se diz que ao rejeitarem o batismo de João e, posteriormente, o de Jesus, “tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus” (Lc 7,30).

Eis a graça, a glória, o mistério desta noite! Por isso a alegria: o Deus fiel cumpriu o que prometera e ultrapassou toda promessa. Nesta noite tão santa, tão única, tão cheia de frescor, como são comoventes as palavras do apóstolo na segunda leitura. Olhem o presépio, e escutem, olhem a manjedoura e prestem atenção: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver nesse mundo com equilíbrio, justiça e piedade”.

Olhem o presépio: a graça de Deus é uma criança, o menino que nos foi dado! A graça de Deus está “envolvida em faixas e deitada numa manjedoura”. Que graça pequenina, que graça tão grande, que graça tão frágil, que graça tão forte! Quem é tão duro de coração que não se comova? Quem é tão desumano que não se emocione? Quem é tão pecador que não queira aproximar-se de Deus? Quem é tão insensível que não sinta, nesta noite, o desejo de amar, o desejo de ser bom, o desejo de paz, o desejo de se deixar abraçar por Deus?

“Não tenhais medo!” Quem quer que sejas tu: não temas! Não tenhas receio pelos teus pecados, não te afastes da graça desta noite por causa das tuas infidelidades! Compreende: hoje, teu Deus vem a ti! Vem a ti a paz, vem a ti o perdão, vem a ti a misericórdia, vem a ti a plenitude do teu coração e o sonho da tua vida! Hoje nasceu para ti, para nós, um salvador!

Feliz Natal para todos, e que o menino Deus ilumine nossos caminhos!

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br