Por responsabilidade social, varejo deve celebrar dia de Ação de Graças
Há algum tempo, o varejo brasileiro participa de uma ação muito conhecida e que costuma atrair os olhares de todos os consumidores no mês de novembro. Trata-se da tradicional Black Friday, quando são disponibilizadas promoções, com descontos de até 70% nos mais variados tipos de produtos.
Atualmente, é considerada a data mais agitada do varejo em diversos países, com recordes de vendas. O que muitos não sabem é que a Black Friday acontece um dia após outra importante data: o dia de Ação de Graças, cuja grandeza e simbolismo precisam ser observados.
Criado nos EUA, o dia de Ação de Graças (conhecido também como Thanksgiving Day - tempo de agradecer e doar) é o momento em que as famílias se unem em suas casas, em torno de uma mesa farta, para agradecer a Deus pelas conquistas obtidas durante o ano.
No Brasil, a data foi instituída pelo então presidente Gaspar Dutra, em 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Apesar de sua existência, não aderimos a ela com devida veemência, talvez porque nosso Natal também tenha esse propósito de agradecimento e reunião familiar.
O dia de Ação de Graças também pode ser um momento de reafirmar aquilo que as empresas e suas respectivas entidades de classe que os representam fazem tão bem: a responsabilidade social.
Diante desse cenário, há oportunidade para que o varejo brasileiro protagonize uma ação em prol da comunidade na qual está inserida, estimulando essas empresas e entidades a desenvolverem pequenas ações para celebrar com mais fervor o já instituído dia de Ação de Graças.
Acredito que, com o varejo protagonizando esta data, a Black Friday seria precedida de um dia cheio de boas ações e agradecimentos. Não se trata aqui de publicidade em torno da ocasião, mas de retribuição e desenvolvimento de ações sociais.
Para 2015 fica o sonho grande de que façamos uma reflexão para que todo o varejo se una e desenvolva o “Dia de Ações de Graças do varejo brasileiro”, um dia para chamar de seu. Assim, poderemos dar um “Natal extra” a tantas famílias, além de estimular que outros setores se engajem e olhem para fora de seus estabelecimentos, onde, aliás, está grande parte dos clientes que ainda não conquistamos.
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