Topo

EUA adorariam contribuir para fim do governo de Nicolás Maduro

Especial para o UOL

25/03/2015 06h00

Venezuela e Estados Unidos estão envolvidos em uma crise por conta de posturas ríspidas de ambos os lados. As duas atitudes agressivas contribuíram para agravar uma relação que, se já não era boa, agora traz instabilidades também para o continente americano como um todo.

A atitude agressiva do presidente venezuelano Nicolás Maduro ocorreu ao prender um de seus opositores, o prefeito de Caracas Antonio Ledezma. As provas apresentadas pelo governo não parecem suficientes para justificar essa prisão, que, até pela forma como foi realizada, sem o devido processo legal, acabou configurando-se como uma agressão injustificada.

Por outro lado, a atitude agressiva do presidente americano Barack Obama foi a de declarar que a Venezuela é uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. O peso de uma declaração desse porte reacende os temores de uma investida americana para acabar com o ciclo chavista.

Um grande teórico inglês das Relações Internacionais, Barry Buzan, chama a atenção para importantes aspectos na análise da segurança no sistema internacional. Para ele, na segurança de uma região deve-se levar em conta o grau de amizade ou de inimizade entre os países. E havendo inimizade, esses relacionamentos acabam gerando desconfiança e medo.

Existem diversos exemplos históricos que podem alimentar o medo venezuelano de intervenção dos Estados Unidos. Desde a Doutrina Monroe, de 1823, os EUA promoveram uma série de pequenas intervenções em todo o continente.

O século 20 começa com o incentivo à independência do Panamá, em 1903, e prossegue com uma série de eventos como o Corolário Roosevelt (1904), e o apoio aos golpes militares na América do Sul, que alcançou o seu auge com a Operação Condor (décadas de 1970-1980).

No caso específico da Venezuela, podemos citar três marcos cruciais para a configuração desse medo: o apoio dos EUA ao Pacto de Punto Fijo, acordo político para manutenção no poder por quatro décadas dos partidos AD, Copei e URD (1958 a 1999); o apoio americano ao golpe sofrido por Hugo Chávez em 2002; e a inclusão da Venezuela pelo governo Bush em uma versão latino-americana do “eixo do mal”, composto ainda por Cuba e Nicarágua.

Logicamente que os Estados Unidos não têm o que temer em relação à Venezuela, pois não são ameaçados nem do ponto de vista econômico, quem dirá no aspecto militar. Portanto, no caso americano, devemos substituir medo por desconfiança.

Os Estados Unidos não confiam no chavismo desde sempre. E adorariam contribuir para o fim prematuro do governo de Nicolás Maduro, já que o fim de seu governo, em 2019, parece distante. Adiantar a entrada de Henrique Capriles na presidência venezuelana certamente diminuiria uma preocupação na 'cabeça' americana.

Nos Estados Unidos circula a informação, que teria vazado de funcionários do departamento de Estado, que as pressões sobre o governo venezuelano continuarão. Espera-se que esse tipo de ação possa influenciar, mesmo que minimamente, o andamento das eleições legislativas venezuelanas, marcadas para o final desse ano.

Ameaça externa

Nesse cenário confuso, parece difícil precisar, em ambos os lados, o que é uma preocupação real com a segurança e o que é apenas manipulação política. Se as medidas tomadas pelos EUA ainda parecem distantes da temida intervenção militar, foram suficientes para que Maduro evocasse a lei habilitante, que lhe permite maior poder, e realizasse exercícios de simulação de guerra.

Também não é fácil entender por qual razão Obama se preocupa tanto com o governo de Maduro, que está imprensado entre problemas internos e externos.

De um lado, Maduro enfrenta a crise política, intensificada pelas manifestações que ocorrem desde 2014, pelos baixos índices de aprovação de seu governo, pela inflação descontrolada e pelo desabastecimento de mercadorias.

Do outro, a valorização do dólar e a baixa de preço do petróleo no mercado internacional são os estimulantes externos para a crise venezuelana.

A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) tem acompanhado a questão com o cuidado que as circunstâncias exigem. Teme-se que esse dilema provocado por Estados Unidos e Venezuela possa causar insegurança para o resto do continente

Os doze ministros das relações exteriores sul-americanos se reuniram emergencialmente no dia 14 de março, em Quito, e produziram um excelente documento condenando o intervencionismo americano e conclamando o governo venezuelano a resolver seus problemas internos de forma democrática.

Estamos na véspera de ano eleitoral nos Estados Unidos. Obama precisa demonstrar força para reeleger seu partido democrata. Nesse episódio, entretanto, o tiro saiu pela culatra, pois a opinião pública americana reconheceu que a atitude do presidente só beneficia o governo venezuelano, que agora se encheu de motivos para unir o país contra a ameaça externa.

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br