Topo

Aproveite a declaração do IR para avaliar sua evolução patrimonial

Especial para o UOL

22/04/2015 06h00

Além da obrigação com o fisco, a declaração de Imposto de Renda é um ótimo processo de avaliação sobre a evolução patrimonial de indivíduos e suas famílias.

Começamos com a declaração da própria renda e suas fontes. Você tem somente uma fonte de renda? Há quantos anos isso ocorre? Já não seria tempo de ter novas fontes de receita, tais como imóveis alugados, fundos de investimentos, dividendos de ações etc.?

Se você já tem mais de uma fonte de renda, quanto está recebendo em cada uma delas? Em comparação aos últimos anos, esse valor é maior ou menor?

No preenchimento da declaração chegamos ao campo dos bens e direitos propriamente dito. Nesse sentido, há algo ainda mais importante a ser dito. Repare que o fisco (governo) determina que você declare quantos automóveis tem e o valor de aquisição de cada um. O mesmo com seu imóvel e  também com suas aplicações financeiras, participação societária em empresas etc.

Opinião - Mauro Calil - Rogério Doki - Rogério Doki
Anote na agenda: contribuintes têm até 30 de abril para entregar declaração
Imagem: Rogério Doki

Apesar de declararmos o automóvel e outras coisas como direitos, eles, na verdade, são obrigações do ponto de vista das finanças pessoais. Ou seja, seu automóvel de uso particular e sua moradia são bens que te causam despesas e não geram receitas.

Ao terminar sua declaração faço votos que seus bens, direitos, fontes de receita e sua renda, tenham aumentado como um todo e de forma real.

Chamo a atenção para a palavra "real". Ou seja, verifique como e quanto tudo isso aumentou. No caso das fontes de renda é importante ter mais de uma fonte e que todas estejam te remunerando mais.  Em termos de patrimônio, não confunda amealhar bens e coisas com ser rico. Muitas vezes um carro mais caro não necessariamente é um carro melhor ou mais confortável.

E toda essa evolução patrimonial deve ter aumentado no mínimo 8,13% desde 2014. Afinal, esta foi a inflação do período. Menos que isso significará que você empobreceu e ainda assim pagará imposto de renda.