Topo

SP é exemplo do potencial bem conduzido do nosso país

Especial para o UOL

10/06/2015 06h00

Queda da atividade econômica, perspectiva de recessão e desemprego, expectativas negativas para os próximos anos. São comentários frequentes nas conversas, na mídia e nos debates. Os índices podem indicar tais expectativas, mas prefiro olhar, também, para outros fatos.

Na condição de vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, tenho convivido com uma agenda que revela, no mínimo, uma outra verdade.

São dezenas de investidores que procuram o governo do Estado para mostrar seus projetos. Todos querem abrir indústrias, negócios e desenvolver parcerias no Estado de São Paulo.

Nos últimos 100 dias no cargo, constatei a concretização de dezenas de investimentos que geraram mais de R$ 5 bilhões e quase 6 mil novos empregos diretos. São aportes nas áreas automotivas, de biofármacos, de máquinas pesadas, tecnologia, enfim, nos mais diversos segmentos da atividade econômica.

E temos pelo menos outros 20 investimentos em andamento, com previsão de anúncio ainda nesse semestre.

O Brasil vive um momento difícil? Claro, todos sabemos. Mas tenho a convicção de que boa parte dessa verdade é fruto de um clima de incerteza gerado mais por questões políticas e de postura do que de reflexos da economia mundial.

Como gestores, temos a obrigação de mostrar caminhos e buscar soluções. O Estado de São Paulo, ao longo dos anos, construiu uma infraestrutura e um sistema de formação técnica e universitária que hoje nos permite colher frutos, como esses investimentos, mesmo em tempos difíceis.

A capacidade da nossa gente de se superar aliada à estabilidade política e institucional do Estado criou o ambiente de negócios que atrai empresas do mundo inteiro para São Paulo.

Agora vamos nos concentrar no incentivo às exportações dos produtos paulistas, com ênfase aos pequenos e médios empreendedores. Incrementar as ações de apoio às inovações. Ampliar nossos cursos de capacitação.

Enfim, seguir adiante com as orientações do Governo de São Paulo. Temos que ajudar o Brasil nesse momento e mostrar que São Paulo persiste e é um exemplo do potencial bem conduzido do nosso país.

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br