Topo

Para a carga tributária não aumentar, pressione os políticos

Especial para o UOL

04/10/2015 06h00

De repente nos deparamos com uma situação que contraria a lógica:  a inflação sobe enquanto a economia encolhe. Na prática isso quer dizer que as pessoas compram menos e, ao mesmo tempo, pagam mais caro pelo pouco que compram.

O comércio faz promoções e tenta sobreviver, mas a realidade é que muitas portas estão se fechando e as placas "vende-se" e "aluga-se" se multiplicam nos centros comerciais de todo o país.

No meio disso tudo o governo federal e sua equipe econômica assumem a sua incapacidade de pagar as próprias contas ao enviarem, para aprovação, um orçamento deficitário em bilhões. Seria o mesmo que um pai ou mãe de família dizer aos seus filhos que, nos próximos meses, não haverá comida sobre a mesa.

Pai e mãe não podem simplesmente falar para seus chefes "me deem um aumento". Eles terão mesmo que apertar o cinto. Não há outra alternativa. Do contrário, a família irá passar fome. No limite, muitas contas terão que ser proteladas, até chegar o dia em que a luz será cortada. Podem até mesmo sofrer penalidades maiores.

Para o governo federal, a solução encontrada é bem mais fácil: basta aumentar os impostos. Assim, ele transfere para o contribuinte a conta do que ele não fez. E, com isso, faz o cidadão pagar mais pelo que ele já não recebe.

O mais cruel desse cenário é que ao aumentar impostos o preço final dos produtos aumentará. Portanto, mais inflação é produzida pelo governo. Até onde chegará isso? Até o momento que o cidadão eleitor se comunicar com seu representante e, dizer a esse político que ele perderá seu voto caso a carga tributária aumente. Como fazer isso?

Primeiro, lembre-se em quem votou para senador e para deputado federal. Esqueceu ou seu candidato não foi eleito? Pelo menos lembre-se para que partido deu o seu voto.  Em seguida, aproveite-se das facilidades da internet e entre no site do partido ou do Senado e mesmo da Câmara. Encontre o e-mail de seu deputado e senador e envie uma mensagem com o seguinte texto:

"Sr(a). Deputado(a)/Senador(a) (nome dele ou dela), votei em ti, sou seu eleitor portanto o Sr. (ou Sra.) me representa aí em Brasília. Por isso, espero sinceramente que vote contra qualquer aumento ou criação de imposto ou da carga tributária. Caso não faça isso, tenha a certeza que NUNCA mais terá o meu voto."

Pode assinar e se identificar. Isso te dará força e credibilidade. Não precisa ficar com medo de expressar a sua cidadania. Assim como você, milhares que estão lendo este artigo agora tendem a fazer o mesmo.