23h58 01/11/2006 Jogos de 4ª embolam briga por Libertadores
Atlético-PR, Figueira e Goiás vencem e sonham, enquanto na ponta de cima São Paulo se beneficia de derrotas de Santos e Grêmio.
Do Pelé.Net
BELO HORIZONTE - Os resultados dos sete jogos que abriram a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, esquentaram de vez a disputa por uma vaga à Libertadores. A derrota do Vasco, por 6 x 4 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e as vitórias de Figueirense e Goiás, ambos como visitantes, sobre Grêmio e Palmeiras, por 2 x 1 e 3 x 1, respectivamente, embolaram esse confronto.
Paulo Baier enfrenta a marcação do Goiás em nova derrota do Palmeiras no Brasileiro
Na ponta de cima da tabela de classificação, o São Paulo não entrou em campo, nesta quarta-feira, mas foi o grande vencedor. O Internacional, vice-líder,que também joga nesta quinta-feira, foi outro beneficiado. O Santos perdeu para o Juventude, em Caxias do Sul, por 3 x 2, e se manteve em terceiro, com 55 pontos, mesma pontuação do Grêmio, quarto colocado, que tropeçou diante do Figueira.
Dessa forma, caso o São Paulo faça o seu dever de casa e derrote a Ponte Preta, no Morumbi, Santos e Grêmio assistirão o Tricolor abrir 11 pontos, deixando apenas para o Inter, que visita o Botafogo, no Maracanã, a tarefa de tentar impedir o título para a equipe de Muricy Ramalho. O São Paulo lidera com 63 e o Colorado tem 56.
Na disputa contra o rebaixamento os jogos desta quarta-feira mudaram pouco a situação. Santa Cruz, lanterna, São Caetano, vice-lanterna, e Fortaleza, antepenúltimo colocado, não apenas permaneceram nessa ordem, como deram mais um passo em direção à queda para a Série B. O time pernambucano empatou com o Flamengo, no Maracanã, em jogo ruim, por 1 x 1, que só serviu para deixar constrangido o pessoal do Rubro-negro.
"Não vou usar a expressão vexame, mas a verdade é que tropeçamos dentro de casa. Tínhamos a expectativa de chegar aos 45 pontos e não conseguimos", lamentou o técnico Ney Franco. "A gente não subestimou o Santa Cruz, ao contrário, respeitamos a equipe deles. Agora, temos de trabalhar para corrigir os erros e conseguir um bom resultado contra o Atlético", comentou o volante Paulinho.
No jogo entre duas equipes muito ameaçadas, São Caetano e Fluminense empataram, em 1 x 1, no Estádio Anacleto Campanella e o técnico Paulo César Gusmão já não sabe o que é vencer há 15 partidas, somando-se jogos em que comando Cruzeiro, São Caetano e o próprio Tricolor. O resultado foi ruim para os dois. O Azulão segue cada vez mais ameaçado e o time carioca, com 36 pontos, pode terminar a rodada entre os quatro da zona de risco, caso a Ponte Preta surpreenda e ganhe do São Paulo, no Morumbi.
O Fortaleza, por sua vez, se manteve com 31 pontos, ao ser goleado, no Castelão, pelo Corinthians, por 4 x 0, com gols de Renato, Roger, César e Wilson. Foi a terceira vitória consecutiva do Timão, que havia batido Cruzeiro e Palmeiras, chegando a 41 pontos. Dessa forma a equipe de Leão, 14ª colocada, se mantém a um ponto do Juventude, mas abre quatro para o Palmeiras, 15º classificado, com 37 pontos.
O Verdão perdeu para o Goiás, por 3 x 1, no Parque Antártica, e se complicou bastante. Não apenas por dividir com o Fluminense a condição de time grande ameaçado pelo rebaixamento, viu a crise chegar com mais força ao clube. O time deixou o gramado sob vaias intensas, dirigidas para jogadores e também para o técnico Marcelo Villar e para o diretor de futebol Salvador Hugo Palaia.
Na zona da Libertadores, o Vasco se manteve na 5ª posição, com 50 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Paraná, que visita o Cruzeiro, nesta quinta-feira, no Mineirão, e se ganhar vai a 52. Atlético-PR e Figueirense com seus triunfos foram a 46 pontos, mesmo número do Botafogo, que recebe o Internacional, no Maracanã, e pode encostar no rival Vasco, além de beneficiar ainda mais o líder São Paulo, na disputa pelo título.
A vitória do Goiás sobre o Palmeiras não serviu apenas para complicar o Verdão, como representou a recuperação da equipe de Geninho. "O resultado nos dá o alívio de matematicamente quase termos saído da ameaça de rebaixamento, além de nos dar muita esperança na vaga à Sul-Americana. A Libertadores é um sonho mais distante, mas não é impossível", afirmou o técnico.
Nos sete jogos da 32ª rodada, o mando de campo não prevaleceu. Apenas dois mandantes fizerem o dever de casa de forma correta: Atlético-PR e Juventude, que ganharam de Vasco e Santos. Três visitantes surpreenderam os donos di terreno, Goiás, Figueirense e Corinthians, enquanto dois jogos terminaram empatados: Flamengo 1 x 1 Santa Cruz e São Caetano 1 x 1 Fluminense. Foram marcados 30 gols, com média de 4,28 por partida.