Quarta - 01/11

Brasileiro

21h45 - Fortaleza x Corinthians


Arquivo
Tevez: pé quente.
23h30 04/12/2005

Campeão, Tevez entra para a história do Brasileiro

Atacante é o terceiro argentino campeão da competição nacional; Sebá e Mascherano também entram nesta lista.

Marcius Azevedo, especial para o Pelé.Net

SÃO PAULO - O título conquistado pelo Corinthians colocou definitivamente Tevez na história do futebol nacional. Contratação sul-americana mais cara de todos os tempos - a MSI pagou US$ 22 milhões ao Boca Juniors -, o atacante também se tornou o terceiro argentino a levantar o Campeonato Brasileiro.

O camisa 10 corintiano se igualou aos compatriotas Madurga e Andrada, que foram campeões por Palmeiras e Vasco, respectivamente.

O primeiro argentino que ergueu o troféu foi Madurga, titular de Oswaldo Brandão na campanha do Palmeiras campeão em 1972. O palmeirense atuava como meia-atacante, mas, por necessidade do treinador, jogou até de volante durante o Brasileiro.

Melhor time na fase de classificação, o Verdão foi campeão sem vencer no mata-mata. A vaga na decisão veio após um empate por 1 x 1 com o Internacional e o título depois de ficar no 0 x 0 contra o Botafogo.

Já o segundo argentino foi Andrada, em 1974, pelo Vasco. O goleiro, que também ficou conhecido por ter sofrido o milésimo gol de Rei Pelé, era titular absoluto na equipe comandada pelo técnico Mário Travaglini.

O título do time de São Januário foi conquistado em um quadrangular decisivo que contou com Santos, Internacional e Cruzeiro. A taça foi levantada no empate por 1 x 1 contra os mineiros, no dia 1º de agosto.

Desde que chegou ao Parque São Jorge, Tevez sempre afirmou que queria ser campeão. "Vir para fazer história aqui", disparou o atacante, em diversas entrevistas.

Hoje, o argentino conseguiu o feito tão desejado e em grande estilo. Carlitos terminou também como o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro e foi um dos melhores, ou o melhor, jogador do torneio de 2005.

Eles também foram campeões
Além do ex-jogador do Boca Juniors, o Corinthians também contou em seu plantel com outros dois argentinos. No entanto, Sebá e Mascherano não tiveram o mesmo brilho do compatriota.

O zagueiro, ex- Newell's Old Boys, chegou com status de capitão do campeão argentino, mas alterou altos e baixos. Era titular na mesma proporção que ficava no banco após cometer falhas nas partidas. Para completar, ainda sofreu com uma lesão no púbis e ficou afastado justamente no momento de crescimento do Timão.

Outro que não teve uma participação tão ativa foi Mascherano. O volante chegou do River Plate logo depois da Copa Libertadores da América e atuou apenas oito partidas no Campeonato Brasileiro. Uma fratura por stress no pé esquerdo também afastou até o final da competição.


Veja também

  Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians



Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:
© Copyright Zipsports Ltda. Todos os direitos reservados

Shopping UOL