Quarta - 01/11

Brasileiro

21h45 - Fortaleza x Corinthians


Folha Imagem
Meia fora dos planos
12h57 26/10/2006

Leão sente alívio e mira planejamento

Técnico confia que riscos do Corinthians diminuíram e dá estocada na MSI, priorizando organização em 2007.

Danilo Valentini, especial para o Pelé.Net

SÃO PAULO - As duas vitórias que deram uma distância relativamente confortável da zona de rebaixamento já fazem o Corinthians dar o risco de queda para a Série B como quase descartado. Os cinco pontos de vantagem para a primeira equipe do pelotão da 'degola' -a Ponte Preta- levaram o técnico Emerson Leão e a diretoria do clube a tratar como prioridade o planejamento para a temporada 2007.

Convencido que os triunfos ante Cruzeiro e Palmeiras foram suficientes para mostrar que "a recuperação começou", como ele próprio declarou após a vitória no clássico, Leão já aborda mais abertamente assuntos como a reformulação do elenco para o ano que vem.

Mas, principalmente, dá uma estocada na MSI, parceira de investimentos do Corinthians, que não conseguiu em seus dois primeiros anos de trabalho preparar um orçamento, e que é alvo das críticas do presidente do clube, Alberto Dualib, a quem Leão tem defendido com unhas e dentes em detrimento a Kia Joorabchian, com quem nunca encontrou desde sua chegada ao Parque São Jorge, em agosto.

"Para o próximo ano eu posso garantir que o Corinthians vai ter um planejamento definido", assegurou o técnico, que mesmo sem citar nomes e usando muitas ironias, não deixa de mencionar que uma reformulação no elenco vai ser preparada.

"Vai depender quem tem passe livre, e também têm pessoas que querem nossos jogadores. A bolsa de fim de ano está aberta", avisa Leão, que não voltou a comentar a respeito da situação de Carlos Alberto, como havia prometido na véspera do clássico, quando avisara que já era um caso para ser resolvido pelo departamento jurídico do clube.

Na quarta, o meia embarcou para Londres com o intuito de se encontrar com Kia Joorabchian para acertar seu desligamento do Corinthians. A postura é semelhante a adotada por Mascherano e Tevez, que após se indisporem com o técnico procuraram o chefe da MSI e acabaram indo jogar no West Ham, por onde já acumularam oito derrotas seguidas.

É fato que o jogador não trabalhará mais com Leão. O técnico, porém, defende o papel exercido por outros atletas discutidos do elenco, como Roger, que já teve seu nome ligado a uma eventual negociação com o Flamengo. "O Roger se empenhou como nunca se empenhou".

O objetivo de Leão e as críticas veladas à MSI, porém, combinam, pelo menos oficialmente, com as intenções manifestadas pelos investidores da parceira corintiana, que em reuniões realizadas em Londres já haviam avisado o presidente Dualib que o orçamento para 2007 era mais importante, por exemplo, do que arrumar dinheiro imediato para quitar a dívida com o Lyon para fechar a contratação de Nilmar, embrulhada desde o último mês de maio.

Os misteriosos investidores haviam dito a Dualib que "a loucura acabou" e que os gastos na próxima temporada não vão passar de R$ 72 milhões, tudo para evitar que se amplie um rombo que já atingiu US$ 20 milhões em quase dois anos de parceria.



Veja também

  Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians



Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:
© Copyright Zipsports Ltda. Todos os direitos reservados

Shopping UOL