Quarta - 01/11

Brasileiro

21h45 - Fortaleza x Corinthians



Pet: vantagem?
21h37 19/09/2006

Santos desafia 'sina' carioca na Baixada

Botafogo e Vasco foram únicos que roubaram pontos na Vila e Peixe tenta apagar sina ante Flu. Ex-santista fornece dica.

Bruno Thadeu, especial para o Pelé.Net

SANTOS - A matemática feita pelo Santos deixaria a equipe rente ao topo do Brasileiro não fosse a "intromissão" de clubes cariocas durante o percurso. Os únicos times até agora capazes de abocanhar pontos na Vila Belmiro foram o Botafogo, que saiu com o empate, e o Vasco, que venceu por 2 x 0. Ciente da sina carioca no alçapão, o Peixe tenta superar o Fluminense nesta quarta, às 22 horas, para evitar um novo trauma vindo do Rio.

Caso não vença o Flu em casa, o Peixe terá uma segunda oportunidade de quebrar a barreira, desta vez diante do Flamengo, no final de semana. Ao todo, o Peixe disputou 30 pontos na Vila no Brasileiro-06, ficando com 25 pontos.

O bom retrospecto dos clubes do Rio na Vila Belmiro não seduz o técnico Antonio Lopes, que considera os números atraentes no papel, mas insignificantes na prática. "Isso [estatística] não faz ganhar jogo. Futebol é questão de momento. O Fluminense só vai ganhar se jogar bem, se cada jogador cumprir suas funções taticamente", declarou Lopes.

Já o lateral Neto, emprestado recentemente pelo Peixe ao Flu
até o final do ano, entregou o ponto fraco alvinegro. Segundo ele, a torcida perde a paciência rapidamente, fator que pode ser decisivo no êxito sobre os donos de casa. "Depois dos 20, 25 min, a torcida começa a encher o saco. Nosso time tem de tentar tirar proveito disso porque os espaços aparecem", avisou Neto.

Mais do que melhorar o mau retrospecto perante os times do Rio, o Santos planeja deslanchar no Nacional fazendo valer sua força dentro de casa. Cinco dos próximos duelos da equipe acontecem na Baixada Santista. O time da Vila conta com os 15 pontos em jogo no alçapão e tem a certeza que o líder São Paulo dificilmente acumulará insucessos diante da seqüência complicada que terá pela frente.

"O Santos entrou definitivamente na fase decisiva. Deixamos pontos para trás em jogos que contávamos com a vitória. Teremos uma série de partidas em casa e isso não pode ser desperdiçado. O São Paulo fará vários jogos fora do Morumbi e deve perder pontos. A partir dos resultados desta seqüência na Vila é que saberemos se o Santos estará na briga pelo título ou na briga pela Libertadores", avisou Vanderlei Luxemburgo.

Para o compromisso no Litoral Paulista, o Santos terá sua equipe praticamente completa, exceção feita ao atacante Reinaldo, que retorna no início de outubro. Pela primeira vez, Luxa poderá utilizar os seus quatro principais atletas de meio-campo: André Luiz, Maldonado, Cléber Santana e Zé Roberto.

O quarteto alvinegro dificilmente é superado por uma outra equipe do país, avaliou o meia Zé Roberto, que, entretanto, ressaltou a necessidade de funcionamento do quadrado do Santos. "Se não for o melhor meio-campo do país, está entre os melhores. São atletas de nível seleção brasileira, porém não adianta ser bom só com os nomes", disse Zé Roberto.

O Fluminense encara o Santos da mesma forma com que derrotou o Figueirense, mas com as ausências do zagueiro Anderson e do lateral-esquerdo Marcelo, suspensos pelo terceiro amarelo. Nas suas vagas, Henrique e Roger estão confirmados. Mesmo contestados, o atacante Evando e o lateral-direito Rissut seguem em alta com o técnico Antônio Lopes e são titulares no confronto.

Motivados com o êxito frente ao Figueirense, somada à classificação na Sul-Americana ao bater o rival Botafogo, o Tricolor tenta a segunda vitória seguida para confirmar ascensão no Brasileiro. Contudo, o respeito é total nas Laranjeiras.

"O Santos tem um excelente time e um bom técnico, mas temos consciência de que podemos buscar o resultado positivo na Vila Belmiro", ponderou o meia Petkovic.

Meias farão a diferença?
Um duelo à parte envolve os camisas 10 Zé Roberto, pelo Santos, e Petkovic, pelo Fluminense. Até então criticado pelo mau futebol apresentado no clube carioca, o sérvio voltou a reeditar um futebol convincente diante do Figueirense. O "ressurgimento" de Pet deixou o time santista em estado de alerta.

"O Fluminense é um time que sabe tocar a bola e que tem o Petkovic, um cara que dribla e chuta muito bem", frisou o zagueiro Luiz Alberto. "Eles têm o Petkovic, que chega bastante à área. O Pet teve um início ruim, mas, por ser diferenciado, voltou a jogar bem", analisou Luxemburgo.

Do lado das laranjeiras, a preocupação está voltada à presença do recém chegado Zé Roberto, que faz sua estréia na Vila Belmiro. "Ganhar fora de casa e ainda sobre o Santos não é para qualquer um. Mas isso estimula a parte psicológica. O time do Santos tem grandes jogadores, como o Zé Roberto, e teremos um jogo muito difícil pela frente", diagnosticou Antonio Lopes.

SANTOS X FLUMINENSE

Data: 20/09/2006 (quarta-feira)
Horário: 22 horas
Local: estádio Vila Belmiro, em Santos/SP
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva/RS
Assistentes: José Javel Silveira e Altemir Hausmann/RS

Santos
Fábio Costa; Denis, Luiz Alberto, Domingos e Kléber; Maldonado, André Luiz, Cléber Santana e Zé Roberto; Rodrigo Tiuí e Wellington Paulista.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fluminense
Diego; Rissut, Henrique, Thiago Silva e Roger; Marcão, Romeu, Rogério e Petkovic; Evando e Lenny
Técnico: Antonio Lopes



Veja também

  Leia o que já foi publicado sobre o Fluminense



Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:
© Copyright Zipsports Ltda. Todos os direitos reservados

Shopping UOL