08h14 14/07/2008

Doping financeiro é arma do Vitória para chegar à Libertadores

Diretoria estipula pontuação mínima em ciclos de quatro jogos para o pagamento do 'bicho' aos jogadores

Rodrigo Meneses, especial para o Pelé.Net

SALVADOR - Numa competição longa como o Campeonato Brasileiro, manter a regularidade é mais importante do que conseguir vitórias esporádicas, aqui e acolá. Foi pensando nisso que a diretoria do Vitória instituiu um novo sistema de premiação que substitui o velho e conhecido "bicho".

NOVA POLÍTICA NO VITÓRIA
Edson Ruiz/Footpress
Ramón foi o responsável pela negociação
Edson Ruiz/Footpress
Leonardo Silva vê maior conscientização
Em vez de serem recompensados com determinado valor a cada triunfo, e com um percentual deste valor a cada empate, os jogadores do Vitória só recebem algo mais que o salário se conquistarem, no mínimo, de 6 a 7 pontos em ciclos de quatro partidas: de 10 a 12 pontos atingem a premiação máxima e de 8 a 9 a premiação média.

O presidente do Vitória, Jorge Sampaio, e os jogadores se recusam a falar em valores. "Nós fechamos um pacto com os jogadores em que foi decidido que isso não seria revelado", disse Sampaio. "Só posso dizer que é uma quantia muito boa", completou. O meia Ramón também se esquiva. "Sobre dinheiro eu não falo", desconversou o jogador, que foi o porta-voz dos atletas na negociação com os dirigentes.

A TV Bahia, entretanto, divulgou durante a transmissão da goleada por 5 a 2 sobre o Botafogo, na última quarta-feira, que o prêmio máximo seria de R$ 9 mil e o mínimo de R$ 6 mil para cada atleta que tiver participado dos quatro jogos e para os integrantes da comissão técnica. Jogador que fica no banco de reservas tem direito a uma parte do prêmio.

A medida tem por objetivo fazer com que o Vitória atinja ao final do Brasilerão 2008 a meta de 58% de aproveitamento dos pontos disputados, que foi estipulada pela diretoria como percentual ideal para conquistar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. A meta é elevada, se for levado em consideração o Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o único clube a terminar a competição com mais de 58% dos pontos disputados foi o campeão São Paulo, com 68%.

Além do campeão, o Brasileiro classifica mais três clubes para a Libertadores. Em 2007, o quarto colocado foi o Fluminense, com 54% de aproveitamento, mas como o clube já havia garantido seu lugar no torneio continental por ter sido campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro ficou com a última vaga, na condição de quinto colocado do Brasileiro, com 53% de aproveitamento.

A nova fórmula de premiação já vem dando resultado. Se o Brasileirão 2008 terminasse após a 11ª rodada, o Vitória estaria classificado para a Libertadores, já que ocupa o quarto lugar, com 20 pontos em 11 jogos: um aproveitamento de 61% dos pontos disputados.

O terceiro ciclo de quatro partidas se encerra nesta quarta-feira, contra o São Paulo, no Barradão. O Vitória já garantiu, pelo menos, a bonificação mínima, ao conquistar seis pontos contra Portuguesa (2 a 1) e Botafogo (5 a 2). Como perdeu do Fluminense por 2 a 1 no último sábado, o time rubro-negro precisa vencer para subir um patamar na escala de premiação.

Até agora, o melhor desempenho foi obtido no segundo ciclo, quando a equipe conquistou 10 dos 12 pontos disputados, e o pior foi o primeiro, encerrado com uma derrota por 2 a 0 para o Ipatinga e apenas quatro pontos conquistados em quatro jogos.

O técnico Vagner Mancini aprova a iniciativa da diretoria. "Com a equipe vencendo, o clube ganha com pontos conquistados e casa cheia, e é justo que os atletas tenham direito a parte destes rendimentos. A fórmula é boa para os dois lados", diz o treinador. Mancini ainda faz a ressalva que o elenco não está preocupado exclusivamente com a premiação. "Os atletas estão muito mais focados no desempenho da equipe na competição e naquilo que eles podem ganhar com projeção no futuro do que estritamente no dinheiro", pondera.

Para o zagueiro Leonardo Silva, a premiação não vai modificar a vontade de vencer da equipe, mas ajuda. "A premiação é para que os atletas tenham uma consciência maior do objetivo a ser alcançado. Felizmente a diretoria do Vitória está fazendo seu papel e a equipe está cumprindo sua obrigação dentro de campo", afirma o zagueiro.

Segundo Jorge Sampaio, a principal fonte de renda para pagamento da nova premiação será a arrecadação nos jogos. "Com o bom momento da equipe, a gente espera um público de 30 mil pessoas no jogo contra o São Paulo", diz.



05/09/2008

Com Luxa e parceria, Palmeiras fecha as portas para a base

04/09/2008

Homenagens pelo centenário do Atlético-MG só começaram no final de agosto

04/09/2008

Campanha ruim do Atlético-MG afeta comemorações do centenário

03/09/2008

Roberto Cavalo encara missão quase impossível no Bahia

01/09/2008

Dono do maior estádio do interior gaúcho volta à elite e sonha grande

29/08/2008

Após 'Beckham', Corinthians aposta no volante 'Cássio Pitt'

28/08/2008

Marcelo Oliveira aposta em caras novas da base

28/08/2008

Galo tem time de "ilustres desconhecidos" no ano do centenário

27/08/2008

Destaque do Vitória, Marquinhos se fortalece; veja fotos

27/08/2008

Destaque do Vitória, Marquinhos volta inteiro e mais forte


© Copyright Zipsports Ltda. Todos os direitos reservados

Shopping UOL