


|



07h00 18/03/2009

Neymar usa 'retaguarda' de Robinho e trilha caminho VIP no Santos

Garoto começa como profissional gerenciado pelos mesmos "protetores" do astro da seleção. Descobridor de nova joia santista deixa o clube e vira olheiro para empresário

Bruno Thadeu e Felipe Munhoz, especial para o Pelé.Net
SANTOS E SÃO PAULO - Neymar e Robinho deram seus primeiros dribles em times de futsal da Baixada, são vistos como referências da base do Santos, vieram de famílias humildes e adotaram o uniforme 7 do time alvinegro. As coincidências não param por aí. Ambos foram acolhidos pelos mesmos "protetores", formados por Zito, Betinho e Wagner Ribeiro.
Gerente de futebol do Santos, o ex-volante Zito foi quem deu assistência a Robinho e Neymar durante o período na base. Betinho, por sua vez, treinava clubes de futsal da Baixada Santista e encaminhou ambos ao Santos, enquanto o empresário de jogadores Wagner Ribeiro investiu na formação dos dois atletas (rompeu a relação profissional com Robinho no ano passado).
Mesmo em meio a tantas similaridades entre Robinho e Neymar, existiu uma enorme diferença na trajetória de ambos pela base santista. Enquanto sobrava tratamento VIP para Neymar, Robinho encontrou inúmeros percalços nas categorias de base, chegando a ser colocado em uma lista de dispensa em 2000, dois anos antes de 'estourar' no profissional.
"O técnico da base queria mandar o Robinho embora porque ele era franzino. Mas não permiti que isso acontecesse. O Neymar também era magro, mas o tratamento foi outro. Ele sempre foi respeitado aqui no Santos", declarou Wagner Ribeiro, ex-procurador de Robinho e atual agente de Neymar.
Robinho passou a receber salário de "estrela" somente em 2003, quando tinha 19 anos e um título brasileiro com o profissional no currículo. Já Neymar recusou ofertas do Real Madrid e Chelsea na adolescência e recebia salário de atleta de ponta quando defendia o sub-15 do Santos.
Descobridor de Neymar e Robinho quando eles ainda atuavam no futsal, Betinho retrata as diferenças nos começos das 'eras' Robinho e Neymar no Santos.
"Poucos acreditavam no Robinho, muito magrinho e que iniciou reforço de peso com 17 anos. O Neymar fazia reforço com 13 anos. Com o Neymar o tratamento foi muito melhor. O Robinho era 'escondido' pelo Diego e Bruno Moraes na base. Aprendemos muito com os erros cometidos com o Robinho, talvez seja por isso que o Neymar teve um tratamento tão cuidadoso no Santos", comparou Betinho em entrevista ao Pelé.Net.
Betinho informa que não ganhou nada do clube por ter levado as promessas à Vila, mas recebeu convite para comandar a base do Santos em 2004. Atualmente, trabalha como olheiro para Wagner Ribeiro. Neymar, aliás, foi indicação de Betinho para o agente.
"Muitas pessoas zombaram de mim dizendo que eu era o técnico que só havia revelado o Robinho e mais nada. Quando eu vi o Neymar pela primeira vez jogando, notei que havia descoberto um novo Robinho só pela maneira como o Neymar conduzia a bola", diz.
Robinho x Neymar
Neymar e Robinho são unânimes em apontar Zito como o dirigente que deu maior atenção no Santos. O bicampeão mundial pela seleção bancou a permanência do então desconhecido Robinho na Vila Belmiro. O atual atleta do Manchester City trata o gerente de futebol do clube como um "segundo pai".
Com Neymar, Zito convenceu o garoto a largar o futsal do Santos para atuar nos campos, apostando no sucesso do jovem como atleta de futebol.
Sobre os estilos de Robinho e Neymar, Zito observa um Neymar "mais organizador", contra um Robinho "mais veloz nos dribles".
"O Robinho é diferente do Neymar. O Robinho dribla em velocidade. É completamente diferente. O Neymar não é veloz, mas é muito técnico, arma muito bem o jogo. Acho que ele vai emplacar como meia-atacante. Ele é mais leve, não está bem estruturado fisicamente ainda. Eu acho que ele vai dar muitas alegrias para a torcida". UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)
|
 |
|

|