23h56 18/08/2004
Santos joga mal e perde a liderança
Na estréia de Paulo Bonamigo, Botafogo vence o time paulista por 2 x 0. Peixe pára nos 44 pontos e Palmeiras ultrapassa. Do Pelé.Net
RIO DE JANEIRO - Paulo Bonamigo mostrou que tem estrela. Na estréia dele como treinador, o Botafogo derrotou o Santos, então líder do Campeonato Brasileiro, por 2 x 0, na noite desta quarta-feira, no Caio Martins, em Niterói. Os gols foram marcados por João Carlos e Jorginho Paulista, que voltavam ao time titular pelas mãos de Bonamigo.
Com o resultado o Botafogo chegou aos 25 pontos, mas ainda não deixou a zona de rebaixamento. Agora o time ocupa a 20ª colocação e, embalado, viaja para enfrentar o Atlético-MG, no domingo, no Mineirão. Já o Santos, que perdeu a liderança para o Palmeiras, manteve-se com 44 pontos, dois a menos que os alviverdes. Na próxima rodada o time tenta se recuperar contra o Figueirense, no sábado, na Vila Belmiro.
O Santos começou pressionando e com 50 segundos quase marcou com Robinho, de cabeça, após cruzamento de Flávio. Dentro de suas características a equipe paulista trocava passes em velocidade buscando a melhor maneira de penetrar na defesa alvinegra. Enquanto o Botafogo, que promovia a estréia do técnico Bonamigo tinha dificuldades de criar um lance de perigo.
Aos 6 Robinho é lançado por Flávio na ponta esquerda. O atacante cruzou para Elano no meio que lançou Deivid na área para perder um gol frente a frente com Jefferson, que salvou o Botafogo. O time de Bonamigo seguia acuado por um Santos que pressionava desde o início da partida. Aos 12, Robinho fez novamente uma bela jogada e tocou para Elano. O meia chutou mal e a bola foi pela linha de fundo.
Aos 16, o Botafogo respondeu à pressão com uma cabeçada perigosa de João Carlos que Tápia defendeu. Foi o primeiro ataque do time de Bonamigo que até então esbarrava na boa marcação da defesa santista. Era um resultado da queda de ritmo do Peixe após uma forte pressão inicial. Mesmo assim, André Luis quase marcou aos 21 em cobrança de falta no canto esquerdo que Jefferson espalmou.
Aos 38, o Santos teve nova chance. Elano recebeu na entrada da área e chutou forte, mas Jefferson espalmou para longe. O Botafogo ensaiou uma resposta aos 43, em cobrança de falta de Schwenk. Porém o atacante jogou a bola à esquerda de Tápia.
Embora atuasse no Caio Martins, era o Botafogo que jogava nos contra-ataques. Contudo eles não terminavam em oportunidades de gol. No intervalo o empate em 0 x 0 era um bom resultado para os alvinegros devido ao volume de jogo da equipe de Vanderlei Luxemburgo, mas o time mostrava-se esperançoso. "Temos que voltar com a mesma vontade. Falta pouca coisa para chegarmos ao gol adversário", declarou Almir.
O Botafogo voltou para a etapa final com mais disposição e com 1 minuto quase abriu o placar num chute da entrada da área de Valdo que desviou na zaga. Bonamigo adiantou a marcação do time que tomava conta da partida e não deixava o Santos tocar a bola.
Mas faltava aquele detalhe que Almir acusava no intervalo. Aos 12 ele não faltaria mais quando a equipe seria recompensada com a mudança de postura no segundo tempo. Elvis cobrou falta na área e João Carlos tocou de cabeça para inaugurar o placar.
O Santos lutava pelo empate. Aos 21 Robinho cabeceou por cima. Dois minutos depois Deivid recebeu um cruzamento da direita e pegou de primeira, mas a bola passou por cima do travessão de Jefferson. O Botafogo recuara e o Peixe buscava o empate. Aos 33, Robinho, o mais perigoso jogador santista, quase marcou.
Mas a noite era Alvinegra. Aos 42, Têti quase marcou jogando a bola na trave. Um minuto depois o time foi preciso. Carlos Alberto cobrou falta e o lateral-esquerdo Jorginho Paulista desviou sem chances para o goleiro Tápia.
BOTAFOGO 2 x 0 SANTOS
Botafogo Jefferson, Ruy, João Carlos, Scheidt e Jorginho Paulista; Fernando, Túlio, Valdo e Elvis (Têti); Almir e Schwenk. Técnico: Paulo Bonamigo.
Santos Tápia, Flávio, Antônio Carlos, André Luis e Léo; Fabinho (Luis Augusto), Elano (Preto Casagrande) e Ricardinho; Basílio (Marcinho), Deivid e Robinho. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Data: 18/08/2004 (quarta-feira) Local: Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ) Renda: R$ 37.144,00 Público: 2.557 pagantes Juiz: Evandro Rogério Roman (PR) Cartões Amarelos: Schwenk e Fernando (Botafogo) e Antônio Carlos (Santos) Gols: João Carlos aos 12 e Jorginho Paulista aos 43 do segundo tempo