Atualizada às 18h28 Decreto no Pará atinge duas fazendas de Dantas
A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), editou um decreto para regularizar a posse definitiva de 252 áreas aforadas --propriedades do Estado cedidas nas décadas de 1950 e 1960 para colonização e extrativismo. A medida atinge fazendas do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.
O Ministério Público do Pará se manifestou favoravelmente à prisão preventiva do coordenador estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Charles Trocate. O juiz da Comarca de Curionópolis, Alexandre Hiroshi, deve se manifestar nessa terça-feira (10) a respeito.
A prisão de Trocate foi pedida no sábado (7) pela Polícia Civil do Pará, sob a acusação de liderar a destruição de bens dentro das fazendas Maria Bonita, em Eldorado de Carajás, e Rio Vermelho, em Sapucaia, no sul do Pará, ambas de propriedade da Agropecuária Santa Bárbara, conglomerado do qual um dos donos é o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.
A Agropecuária Santa Bárbara divulgou nota hoje (9) acusando, novamente o MST, de
destruir instalações na Fazenda Espírito Santo, em Xinguara (PA), e atirar contra um helicóptero. A Polícia Civil do Pará afirmou não ter conhecimento sobre o ocorrido.
Segundo informação do Tribunal de Justiça do Estado, o juiz aguardava o parecer do MP sobre a prisão de Trocate para se manifestar. A previsão é de que isso ocorra amanhã. A assessoria do Ministério Público informou que o parecer do promotor de Curionópolis, Luiz Gustavo Quadros, já foi apresentado e é favorável à prisão. Os argumentos não foram expostos.
A Polícia Civil do Pará abriu inquérito na quinta-feira (5) para apurar os culpados pela destruição nas fazendas Maria Bonita e Rio Vermelho. O MST nega que tenha participado da destruição e acusa os fazendeiros da região de promover a violência contra os sem-terra.
Violência no campoDe acordo com o MST, milícias armadas, financiadas por latifundiários, atuam no Estado perseguindo trabalhadores. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Redenção (cidade ao sul do Pará), órgão da Polícia Civil, afirmam desconhecer a existência desses grupos.
Feridos três sem-terra por seguranças no PA
Pelo menos três sem-terra teriam sido feridos num confronto com seguranças da Fazenda Maria Bonita, do grupo do banqueiro Daniel Dantas, em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, no início da tarde de hoje
Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da janeiro a outubro deste ano, um trabalhador sem-terra foi assassinado e outros 17 foram baleados por seguranças e pistoleiros no sul do Pará. Nos últimos três anos, 17 trabalhadores foram assassinados no Estado.
A CPT acusa policiais civis e da tropa de choque da Polícia Militar de agirem com truculência contra trabalhadores sem-terra na última sexta-feira (6), na Curva do S, em Eldorado dos Carajás (PA), mesmo local em que 19 sem-terra foram mortos pela polícia em abril de 1996.
A pastoral diz que os policiais, sob o comando do delegado geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, agrediram e ameaçaram atirar nos trabalhadores que faziam um protesto no local. A Polícia Civil confirma a atuação dos policiais, mas afirma que não tem informações sobre abuso de autoridade e uso de violência.
MP denuncia soldado por morte de sem-terra no RS
O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou um soldado da Brigada Militar suspeito de ter matado um integrante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) durante uma ação de reintegração de posse em agosto em uma fazenda de São Gabriel, na região central do Estado
MST diz que fazendas ocupadas são griladasOs sem-terra ocupam a fazenda Maria Bonita desde 2008, alegando que a propriedade foi grilada e pertence ao poder público. Segundo o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a fazenda, assim como outras propriedades da Agropecuária Santa Bárbara, foi comprada ilegalmente e não poderia criar gado, já que a área é destinada exclusivamente à produção de castanhas. O Estado do Pará entrou na Justiça para retomar a propriedade no início de 2008, mas até hoje nada foi decidido.
O grupo de Dantas é proprietário de mais de 50 fazendas no sul do Pará. A Agropecuária Santa Bárbara já foi multada em cerca de R$ 90 milhões por cometer irregularidades nas propriedades - uma das multas, no valor de R$ 7 milhões, por não ter licença ambiental rural para explorar a atividade agropecuária na fazenda Maria Bonita.
MST encaminha denúncia à OITNa segunda-feira passada (2), João Paulo Rodrigues, integrante da coordenação nacional do MST, entregou uma denúncia ao diretor-geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Juan Somavia, e à representante permanente do Brasil junto à ONU (Organização das Nações Unidas), embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, na qual afirma que o movimento sofre um processo de repressão e criminalização.
No documento, o MST cita como o exemplo a criação da CPI do MST no Congresso, que, segundo o movimento, foi instalada como forma de represália ao anúncio do governo federal da atualização dos índices de produtividade da terra, utilizados como parâmetro para desapropriações de terra para a reforma agrária.
Os índices estão desatualizados desde 1975. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu aos sem-terra que a revisão dos índices, bandeira histórica do movimento, seria assinada até o início de setembro, mas até hoje a medida não se concretizou.