De fraude nas urnas a confisco de poupança: veja as "fake news" do 1º turno

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

 O 1º turno das eleições para presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais chega ao final com a votação deste domingo (7) marcado pelas chamadas "fake news" -- informações falsas intencionalmente divulgadas como se fossem notícias para influenciar a opinião e o voto das pessoas.

Fraudes diversas nas urnas eletrônicas, manifestantes brasileiros nus protestando em Nova York, confisco da poupança por candidatos caso eleitos, livros com conteúdo impróprio distribuídos nas escolas, plano internacional de dominação comunista, fotos manipuladas ou tiradas do contexto e ataques à religião alheia, entre outras notícias falsas, movimentaram as redes sociais e aplicativos de mensagem dos eleitores.

De acordo com o Projeto Comprova, apenas em relação às eleições presidenciais, em dois meses foram checadas e desmentidas 106 "fake news" sobre o pleito deste ano. O Comprova é um projeto integrado por 24 empresas brasileiras de mídia que investiga e explica rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação associadas às eleições presidenciais do Brasil.

Fora o Comprova, agências de notícias especializadas em checagens e outros projetos de grandes veículos de comunicação, entre eles o UOL Conferechecaram e desmentiram centenas de "fake news" eleitorais. Boa parte das "fake news" eleitorais giram em torno do tema de possíveis fraudes nas urnas eletrônicas -- hipótese refutada diversas vezes pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na lista abaixo, separamos algumas das principais "fake news" das eleições que circularam por aí neste primeiro turno. Confira.

Reuters
Reuters

General Mourão não propôs o confisco da poupança

É falsa a informação de que o general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro (PSL), propõe o confisco da poupança caso a chapa vença a eleição deste ano. O boato se espalhou depois de o "Blog da Cidadania" publicar no último dia 28 um texto que reproduz, com o título errado, uma reportagem do dia anterior feita pela "Folha de S.Paulo" sobre palestra de Mourão na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (RS).
Compartilhe
Arte/UOL
Arte/UOL

Material com foto de Alckmin e suposto líder do PCC é enganoso

Uma foto em que aparecem juntos o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) e o atual prefeito de Embu das Artes (SP), Ney Santos (PRB), está circulando por grupos de WhatsApp com uma inscrição sobre a imagem que diz que o "líder do PCC" e o "líder de São Paulo" são amigos. A imagem é verdadeira, mas não tem relação com a atual campanha, ou seja, está fora de contexto. Além disso, não há indícios de proximidade entre os dois. O material é, portanto, enganoso.
Compartilhe
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Livro exibido por Bolsonaro no Jornal Nacional não foi comprado pelo MEC

Uma série de postagens circulou nas redes sociais relacionando o livro "Aparelho Sexual e Cia." ao que ficou conhecido pejorativamente como "kit gay", mas que são conteúdos de combate à homofobia para serem divulgados nas escolas públicas brasileiras. O livro, porém, nunca fez parte de nenhum kit nem foi comprado pelo MEC (Ministério da Educação) para ser distribuído nas escolas públicas.
Compartilhe
Francois Lenoir/Reuters
Francois Lenoir/Reuters

União Europeia não pediu retaliação ao Brasil por causa da prisão de Lula

Um vídeo difundido pela conta do deputado federal Marco Maia (PT-RS) e replicado por outras contas no Facebook mostra, sem mencionar seu nome, Catarina Martins, deputada portuguesa e coordenadora do partido Bloco de Esquerda, criticando a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A publicação afirma que a "Europa pede à ONU retaliação ao Brasil pela prisão ilegal do candidato que lidera as pesquisas para presidente no Brasil".
Compartilhe
Arte/UOL
Arte/UOL

Fraudes apontadas por suposta funcionária de Ibope e Datafolha são falsas

São falsas as afirmações de uma mulher que se apresenta como Conceição Duarte, engenheira e pastora, em vídeo que circula por redes sociais com acusações contra os institutos de pesquisa. Ela diz trabalhar para o Datafolha e o Ibope e que os resultados dos levantamentos são fraudados. A mulher afirma que a mesma pesquisa era feita por telefone "há um mês e meio", nas suas palavras, e que o resultado apontava o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, "cerca de 70% dos votos".
Compartilhe
AFP
AFP

Mensagens que tentam desmentir fotos de ato #EleNão em SP são falsas

São falsas as supostas "checagens" que apontam manipulações nas fotos veiculadas pela mídia da manifestação #EleNão, realizada contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) no dia 29 de setembro, em São Paulo. As falsas verificações de dados alegam incorretamente, no WhatsApp e no Facebook, que as imagens do largo da Batata, tomado por uma multidão na zona oeste da capital paulista, foram tiradas no carnaval de 2017. No entanto, as fotos da concentração do protesto publicadas em reportagens no sábado são verdadeiras.
Compartilhe
Fabiano de Oliveira/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fabiano de Oliveira/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

É boato que o PT aprovou um "plano de dominação comunista"

Um boato antigo sobre um "plano de dominação comunista" que teria sido elaborado pelo PT voltou a circular no WhatsApp nos últimos dias. O texto enganoso diz que o partido publicou o tal plano em seu site e que agora, na eleição presidencial, "é Bolsonaro ou ditadura comunista petista". Também afirma que espalhar a mensagem enganosa seria a "última chance de impedir que nosso país se torne uma nova Cuba".
Compartilhe
Leo Cabral/REDE/AFP
Leo Cabral/REDE/AFP

Marido de Marina não extraiu madeira ilegalmente em 2003 como sugere meme

É enganoso o meme, distribuído pelas redes sociais, que sugere que o marido de Marina Silva, candidata à presidência da República pela Rede, estaria envolvido em um caso de desmatamento e que não teria sido punido por sua ligação com a candidata, ministra do Meio Ambiente na época dos fatos. Há uma comparação desse caso com o de um homem punido por raspar a casca de uma árvore.
Compartilhe

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos