Com MDB indeciso, Meirelles confirma presença como pré-candidato em evento

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

  • Laurent Gillieron 25.jan.2018 -/Keystone

    Henrique Meirelles participa de sessão no encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos

    Henrique Meirelles participa de sessão no encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos

Em meio à indefinição sobre os planos do MDB para as eleições presidenciais, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles confirmou presença nesta quarta-feira (25) como pré-candidato do partido em evento que reunirá presidenciáveis e prefeitos, no próximo dia 8 de maio, em Niterói (RJ). 

O encontro é organizado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e será transmitido pelo UOL. As regras do evento determinam que apenas os pré-candidatos de cada legenda poderão participar. Representantes não serão aceitos, portanto.

O MDB ainda não oficializou o seu pré-candidato, e está às voltas com a disputa interna entre o presidente Michel Temer, que já manifestou a vontade de se candidatar, e Meirelles, que se filiou ao partido para disputar a Presidência.

Os partidos têm até esta quinta (26) para confirmar a presença de seus presidenciáveis. Até o momento, segundo a FNP, outras sete legendas o fizeram:

DEM - Rodrigo Maia
Rede - Marina Silva
Podemos - Alvaro Dias
PSOL - Guilherme Boulos
Solidariedade - Aldo Rebelo
PSC - Paulo Rabello de Castro
PSD - Guilherme Afif Domingos

Além destes, representantes do PCdoB, PDT, PRB e PSL participaram de reunião na sede da FNP, na última quinta (19) para conhecer a dinâmica do "Diálogo de Prefeitos com os Presidenciáveis".

Desta forma, também poderão participar do evento, respectivamente, os pré-candidatos Manuela D'Ávila, Ciro Gomes, Flávio Rocha e Jair Bolsonaro.

O evento deve reunir prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares federais, estaduais e municipais, além de secretários municipais, diretores e servidores públicos, durante a 73ª Reunião Geral da FNP.

A expectativa da entidade é "construir, em conjunto, uma agenda programática para orientar os rumos do país". A reunião geral de prefeitos será a última realizada antes das eleições deste ano.

Em novembro do ano passado, quando foi realizada a última reunião geral da Frente, no Recife, a diretoria da entidade começou a formular um documento sobre saúde, educação, segurança e emprego. A carta será validada pelos integrantes da FNP no dia anterior ao encontro com os presidenciáveis e enviada a eles.

Os pré-candidatos participarão do evento em momentos distintos, das 9h ao meio-dia e das 14h às 16h. Cada um terá até 30 minutos para fazer uma exposição com base no documento preparado pela FNP. Durante as apresentações, não serão admitidas intervenções, seja de prefeitos ou da plateia.

A Frente Nacional de Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos no exercício dos seus mandatos e tem como foco são os 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que abrangem todas as capitais, 60% dos brasileiros e 75% do Produto Interno Bruto do país.

Procurada pela reportagem, a assessoria do MDB disse que o partido não iria comentar a participação de Meirelles.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos