Meirelles promete crescimento e diz que teto de gastos restaurou confiança

Paula Bianchi

Do UOL, em Niterói (RJ)

Em encontro com prefeitos de todo o país realizado nesta terça-feira (8), o ex-ministro da Fazenda e pré-candidato à presidência Henrique Meirelles (MDB) defendeu o teto de gastos criado pelo governo Michel Temer e disse à plateia que o Brasil irá voltar a crescer.

Segundo Meirelles, o aumento de gastos do governo federal antes de Temer estava desproporcional em comparação com a arrecadação e a medida foi necessária para recuperar o país.

"Na medida em que a União controle os seus gastos com o tempo vai gerar superavit, o que vai no devido tempo permitir uma discussão racional do pacto federativo", prometeu aos prefeitos. "O teto de gastos restaurou a confiança na economia."

Durante o mesmo evento, nesta terça, ao menos 4 dos 11 presidenciáveis criticaram o teto de gastos estabelecido pelo governo Michel Temer (MDB) em 2016: Manuela D'Ávila (PCdoB) Guilherme Afif Domingos (PSD), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL).

Ministro do governo Michel Temer (MDB) até abril, Meirelles não citou nominalmente o presidente, que disputa com ele o posto de candidato à Presidência pelo partido. 

Meirelles disse que só irá concorrer caso Temer desista da vaga. "Temer, se decidir ser candidato, terá todas as condições de ser o candidato do partido. É o líder histórico do partido e é o presidente. Caso ele não decida, serei sim o candidato do MDB", afirmou.

Ex-presidente do Banco Central (2003-2011), Meirelles alcançou 1% das intenções de voto na pesquisa Datafolha mais recente, divulgada em 15 de abril.

Ele se filiou ao MDB na janela partidária e deixou o Ministério da Fazenda no começo de abril para poder concorrer à Presidência. Apesar de ter manifestado interesse em disputar a eleição, não foi ainda oficializado pelo partido.

O encontro com os pré-candidatos à Presidência é parte da 73ª Reunião Geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e reúne prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares federais, estaduais e municipais, além de secretários municipais, diretores e servidores públicos.

Além de Meirelles, Manuela, Afif, Ciro e Boulos, participam Geraldo Alckmin (PSDB), Rodrigo Maia (DEM), Álvaro Dias (Podemos), Aldo Rebelo (SD), Paulo Rabello (PSC) e Marina Silva (Rede).

De acordo com a FNP, foram convidados para participar do evento os pré-candidatos filiados a partidos com pelo menos cinco congressistas. O PT também estava entre os partidos convidados a participar do encontro. A legenda mantém como seu pré-candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o dia 7 de abril por determinação do juiz federal Sérgio Moro, que o condenou pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Segundo a FNP, os pré-candidatos Jair Bolsonaro e Flávio Rocha foram convidados para o painel "Diálogo com Presidenciáveis", mas recusaram por conta de compromissos oficiais. Já o ex-presidente Lula, que está preso, enviou à organização do evento uma carta. O documento foi entregue à imprensa.

Meirelles promete crescimento e diz que teto restaurou confiança; veja íntegra

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos