UOL, Folha e SBT entrevistam Marina Silva nesta quinta

Do UOL, em São Paulo

  • Keiny Andrade/Folhapress

    Marina Silva, pré-candidata à Presidência pela Rede

    Marina Silva, pré-candidata à Presidência pela Rede

O UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo e o SBT, transmite ao vivo nesta quinta-feira (24) a sabatina com a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede), pré-candidata à Presidência da República. O evento será realizado no estúdio do UOL em São Paulo, às 10h, e terá uma hora de duração.

Marina será a quarta sabatinada da série. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) foi o primeiro entrevistado, no último dia 7. Na segunda (21), a sabatina contou com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) foi o terceiro sabatinado, nesta quarta (23).

Se confirmada a candidatura, será a terceira vez que Marina disputará à Presidência da República. Na última campanha presidencial, em 2014, ela concorreu pelo PSB e terminou em terceiro lugar, com 21,3% dos votos válidos, o que representou o apoio de cerca de 22 milhões de eleitores. Inicialmente, ela era candidata a vice, mas assumiu a cabeça da chapa após a morte de Eduardo Campos (PSB) em um acidente aéreo.

Em 2010, ela concorreu pelo PV e também terminou em terceiro lugar, com 19,3% dos votos.

Marina filiou-se ao PT em 1985. Três anos depois, foi a vereadora mais votada para a Câmara Municipal de Rio Branco. Em 1990, foi eleita deputada estadual com a maior votação do Acre.

Em 1994, candidatou-se ao Senado, tornando-se, aos 36 anos, a senadora mais jovem da história da República. Reelegeu-se em 2002, com votação quase três vezes maior que a anterior.

Em 2003, assumiu o Ministério do Meio Ambiente do governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2009, Marina saiu do PT alegando falta de sustentação política para seus projetos. Seis anos depois, a Rede Sustentabilidade, criada por Marina, foi reconhecida como partido político.

Na sabatina, Marina será entrevistada pelos jornalistas Diogo Pinheiro, chefe de reportagem do UOL, Fernando Canzian, repórter da Folha, e Carlos Nascimento, âncora do SBT.

Esta é a terceira eleição consecutiva em que o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos da internet, a Folha, maior jornal no país, e o SBT, emissora com a segunda maior audiência da TV aberta brasileira, repetem a parceria para promover debates e sabatinas com os candidatos à Presidência da República.

As regras de participação nas sabatinas e debates foram definidas em reunião na sede do SBT no dia 22 de março, com representantes de 18 dos 35 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Foram convidados os seis candidatos à Presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 16 de abril. Com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a pesquisa, Alvaro Dias, o sétimo colocado no levantamento, foi convidado.

Jair Bolsonaro (PSL) foi convidado, mas ainda não confirmou a data de participação.

Sabatinas em São Paulo

Depois dos presidenciáveis, UOL, Folha e SBT farão sabatinas com quatro pré-candidatos ao governo de São Paulo, nas seguintes datas:

  • 28 de maio: Luiz Marinho (PT)
  • 30 de maio: Márcio França (PSB)
  • 6 de junho: João Doria (PSDB)
  • 8 de junho: Paulo Skaf (MDB)


Debates

O debate de primeiro turno entre os políticos que disputarão a eleição está previsto para o dia 26 de setembro. Em um eventual segundo turno, o debate será realizado no dia 17 de outubro. Os dois eventos terão duração de uma hora e vinte e cinco minutos (das 18h20 às 19h45) e serão realizados no estúdio do SBT.

A transmissão ao vivo será feita em TV aberta, nos sites do UOL e da Folha e também em perfis dos três veículos em redes sociais. Jornalistas dos três veículos também participarão fazendo perguntas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos