Mãe policial que matou assaltante "mereceu homenagem", diz Márcio França

Colaboração para o UOL

O pré-candidato ao governo de São Paulo Márcio França (PSB) falou que a policial militar Katia da Silva Sastre mereceu a homenagem prestada pelo estado depois de ela ter matado um assaltante em frente a uma escola em Suzano (SP). "Ela fez mais do que sua obrigação, não estava fardada, poderia ter virado e ido embora, não precisava agir", disse França em sabatina promovida pelo UOL, Folha de S. Paulo e SBT nesta segunda-feira (28). 

Katia ganhou notoriedade nacional quando impediu uma tentativa de assalto na Grande São Paulo, durante um evento do Dia das Mães, no dia 12 de maio. A policial estava à paisana, trocou tiros com o assaltante, rendeu-o e chamou por socorro. Ele morreu a caminho do hospital.

Leia mais:

Segundo França, é necessário "homenagear as boas práticas". "Me criticaram quando falei que a farda do policial era uma extensão da bandeira de São Paulo, que era intocável, mas eu quis dizer que o policial fardado é um alvo mais fácil, mais atraente, e tem que ser tratado diferente", afirmou o governador de São Paulo.

"Não vi nenhum policial que não gostou dessa homenagem", completou 

Má remuneração

O governador falou ainda que o número de policiais mortos no estado têm aumentado por contabilizar os que estão à paisana. Para ele, o motivo desse crescimento é a má remuneração dos policiais, que "fazem bicos para sobreviver".

O UOL apurou que, na última década, oito em cada dez policiais militares mortos em São Paulo estavam fora de serviço. Entre 2007 e 2017, 680 PMs foram assassinados no estado. Destes, 523 estavam à paisana.

Para o atual governador, "não tem cabimento trabalhar 12h e ainda ir para outro [emprego]". Segundo França, a solução seria aumentar a remuneração dos policiais para que eles não tivessem de recorrer a formas de complementar a renda. "Mas a Lei [de Responsabilidade Fiscal] me impede", justificou o governador, há quase dois meses no cargo depois de ter passado três anos como vice de Geraldo Alckmin (PSDB).

Veja íntegra da sabatina do UOL, Folha e SBT com Márcio França

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos