Cármen Lúcia cancela palestra em hotel em que se reunia cúpula do PT

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

    A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia

    A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia

De última hora, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, cancelou sua participação no encontro anual da AASP (Associação de Advogados de São Paulo), no hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte, neste sábado (9). Dois lances de escada acima, no mesmo hotel, o PT (Partido dos Trabalhadores) realizava reunião de sua executiva.

A ausência da ministra foi anunciada aos 300 advogados que participavam do evento às 11h45 -- 45 minutos depois do horário em que ela deveria ter chegado para o encontro. Carmen Lúcia daria a palestra "O atual papel do STF no Brasil". 

"Vim só por causa da palestra da ministra. É lógico que é decepcionante. Esperava assistir à palestra, ainda mais com a insegurança jurídica que o país está vivendo", disse o advogado paulista Hério Nagoshi, 32, que viajou à capital mineira por conta do evento. 

Carlos Eduardo Cherem/UOL
O advogado paulistano Hério Nagoshi viajou para Belo Horizonte para ouvir Cármen Lúcia
O advogado Jonathas Palmeira, 31, também de São Paulo, ecoou a frustração do colega. "Não vim só por causa dela (Cármen Lúcia). Mas seria importante a fala dela nesse momento de grave crise institucional que estamos vivendo", disse.

Para participar do evento, os advogados pagaram taxas que foram de R$ 280 (associados) a R$ 600 (não associados). 

À reportagem do UOL, a direção do evento disse que só foi informada da ausência depois do horário previsto para início da palestra, mas não quis informar o motivo. A assessoria de Cármen Lúcia não foi localizada para comentar o episódio.

No início da manhã, a equipe de segurança do hotel se preparava para receber a ministra. Ela entraria diretamente pela garagem do hotel, sem passar pela portaria, indo de elevador da garagem até o andar  "Terra" - um piso abaixo do andar "Lua", onde o PT se reunia desde as 9h.

Na reunião petista, estavam presentes nomes como a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Paulo Pimentel (PT-RS) e o líder da oposição na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos