STF pode determinar Lula inelegível antes do registro de candidato no TSE?

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Pedro Ladeira - Arquivo/Folhapress

A discussão sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estar apto ou não a disputar uma eleição mesmo tendo sido condenado em segunda instância pode acontecer antes do previsto. E a causa estaria em ruídos na comunicação entre a defesa do ex-presidente e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

Apesar da condenação, Lula --como qualquer outro cidadão escolhido por um partido-- tem o direito de registrar sua candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 15 de agosto. Apenas após essa etapa é que a situação do ex-presidente, líder nas pesquisas de intenção de voto na disputa pelo Planalto, será analisada, tendo uma resposta até meados de setembro.

Porém, um pedido da defesa de Lula, feito em 5 de junho, para suspender os efeitos da condenação no processo do tríplex pode levar a "elegibilidade" de Lula ao plenário do STF. A provocação dos defensores do petista também poderia levar à libertação de Lula caso houvesse uma resposta positiva por parte do Supremo.

Referência

A controvérsia começou quando, no mesmo documento, os advogados fizeram referência ao fato de Lula ser pré-candidato ao Planalto. "Além de ver sua liberdade tolhida indevidamente, [Lula] corre sérios riscos de ter, da mesma forma, seus direitos políticos indevidamente cerceados, o que, em vista do processo eleitoral em curso, mostra-se gravíssimo e irreversível".

Para a defesa, "a restrição indevida da liberdade tem impedido seu comparecimento a eventos políticos próprios do período pré-eleitoral", como foi dito, na semana passada, no exterior. Os advogados acreditam que a liberdade de Lula não implicaria "em prejuízo algum ao bom andamento do processo ou à sociedade".

O pedido de Lula, que seria avaliado pela 2ª Turma do STF, foi tirado de pauta pelo ministro Edson Fachin, relator do caso, quando o TRF-4 aceitou que o recurso contra a condenação no processo do tríplex fosse analisado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A defesa insistiu com a petição e Fachin, então, decidiu remetê-la ao plenário do STF, já que haveria análise de assunto ligado à Constituição: a inelegibilidade. A defesa, porém, argumentou a Fachin que essa questão específica não havia sido provocada, mas apenas citada no pedido.

O ministro concedeu prazo de cinco dias para que os defensores de Lula se manifestassem a fim de esclarecer se queriam ou não que o tema fosse analisado pelo STF.

Mais recente pesquisa mostra cenário para a eleição

Debate

Mas o Supremo poderia analisar a "elegibilidade" de Lula antes do TSE? Para a professora do IDP (Instituto de Direito Público) Karina Kufa, o STF poderia, a partir da provocação da defesa de Lula, analisar a situação da lei da inelegibilidade de forma ampla. "Não haveria uma avaliação do caso concreto a respeito da candidatura do Lula para as eleições de 2018, já que se estaria analisando a constitucionalidade de lei".

Em evento no exterior nesta semana, a defesa de Lula ressaltou que considera inconstitucional a lei da Ficha Limpa, sancionada pelo petista em 2010 e que pode tirá-lo da eleição agora. Em análise de ADCs (Ações Diretas de Constitucionalidade), o Supremo já havia considerado a lei constitucional, mas novos ministros passaram a integrar a Corte desde então, o que poderia mudar o entendimento.

Mesmo que esse debate não aconteça, a Ficha Limpa tem uma "escapatória", como lembra o professor Daniel Falcão, da USP (Universidade de São Paulo). A legislação traz um artigo que menciona que um órgão colegiado poderá, em caráter liminar, "suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida".

As possibilidades a partir do que possa vir a ser a discussão no STF mostram um "terreno um pouco pantanoso", pontua o professor de Direito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Rodolfo Viana. Ele lembra que o artigo é um dispositivo que pode ser usado pela defesa em busca de tentar garantir a presença de Lula na eleição. "Quando recorrer, ele pode solicitar que o tribunal também suspenda a inelegibilidade".

É o que pode vir a acontecer no STJ. "É um gatilho que a lei criou", pontua, mas ressalvado que, em todo caso, a questão será analisada pela Justiça Eleitoral a partir do registro. Falcão acrescenta: "caso as Cortes superiores entendam os recursos como plausíveis, podem suspender a inelegibilidade".

Campanha barrada?

Mesmo tendo caído na Ficha Limpa, Lula poderia se dizer candidato enquanto o TSE não julga seu registro. Porém, uma definição do STF no caso de Lula antes do período de registro poderia até, em tese, impedir o petista de ter sua campanha veiculada no rádio e na televisão --o horário eleitoral começa em 31 de agosto, duas semanas após o registro.

E esse cenário tende a gerar dúvidas, avalia o professor Diogo Rais, da FGV (Fundação Getulio Vargas). "O TSE poderia usar a decisão do Supremo para impedir o processamento" do registro, negando-o de pronto. "Quando você mexe uma peça do sistema, promove um rebote e provoca uma confusão", disse.

A defesa de Lula ainda não se manifestou a Fachin sobre o desejo ou não de que a inelegibilidade de Lula seja analisada pelo STF. Enquanto isso, só há certeza de que haverá uma batalha jurídica em torno da candidatura de Lula.

Cármen indica que recurso de Lula será levado a plenário

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos