Candidato pelo PDT, Ciro reconhece erros e pede fim da "cultura de ódio"

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

Ao lançar oficialmente sua candidatura ao Planalto, Ciro Gomes (PDT) pediu o fim da "cultura de ódio" entre brasileiros e disse que "eventualmente" comete erros em suas falas, mas nunca por "desonestidade intelectual".

As declarações fortes de Ciro são apontadas como uma das dificuldades eleitorais do candidato.

"Não se restaura a paz pública com cultura de ódio, frases de efeito e mais violência", disse Ciro, ao afirmar que vai buscar um "debate fraterno" com todos os setores da sociedade. "É tão grave a situação que precisamos de todas as ideias", afirmou. "O Brasil não vai sair dessa equação difícil na base do nós contra eles."

Ciro também citou seu estilo direto ao falar e disse que pode cometer erros.

"Falo às vezes 10 horas por dia e eventualmente cometo erros, nenhum deles por desonestidade intelectual", afirmou. "Evidentemente que posso errar aqui e ali, porque nunca tive a pretensão de ser um anjo", disse o candidato do PDT.

Em discurso, Ciro cita Lula e diz que "responsabilidade aumenta"

Recentemente, em um evento da pré-campanha, Ciro chamou de "filho da puta", sem saber que falava de uma mulher, a integrante do Ministério Público de São Paulo que pediu a abertura de uma investigação contra ele por suposta injúria racial.

"Agora um promotor aqui de São Paulo resolveu me processar por injúria racial. E pronto. Um filho da puta desse faz isso e pronto. Ele que cuide de gastar os restinhos das atribuições dele. Se eu for presidente essa mamata vai acabar. Ninguém pode viver autonomamente, a lei está acima de todos nós", disse Ciro, na ocasião.

O Ministério Público de São Paulo pediu o inquérito depois que, em entrevista à Jovem Pan, Ciro chamou o vereador Fernando Holiday (DEM-SP), ligado ao MBL, de "capitãozinho do mato". Holiday é contra, por exemplo, a política de cotas nas universidades.

Em conversa com jornalistas, antes do início da convenção, o coordenador da campanha e irmão do candidato, Cid Gomes, afirmou que Ciro possui uma "postura franca" em suas falas.

"O que Ciro tem feito é ter tido sempre uma postura franca, uma postura sincera e muitas vezes agindo dessa forma desagrada a alguns", disse.

"Você vê, por exemplo, um grande problema da causa negra no Brasil, são negros a serviço da 'casa grande'. Quando acontecem pessoas no mundo da política que agem dessa forma, o Ciro denuncia", afirmou Cid.

A candidatura foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (20), em convenção nacional do PDT em Brasília, ainda sem nenhuma aliança formalizada com outro partido.

Na quinta-feira (19), os principais partidos do chamado "centrão", com quem o PDT vinha negociando apoio, decidiram fechar uma aliança o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Formam o bloco, DEM, PP, PR e Solidariedade.

Na maioria das pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, Ciro tem aparecido em empate técnico com Marina Silva (Rede), na terceira posição. A candidata da Rede tem ficado numericamente à frente de Ciro.

Esses cenários não consideram a participação na disputa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ter a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa. No cenário sem Lula, o candidato do PSL, deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) lidera as pesquisas.

Já no cenário em que o nome de Lula é testado, o petista aparece na frente, e Marina e Ciro na terceira e quarta posição, também em empate técnico. Nesses cenários, Bolsonaro aparece na segunda posição.

Opinião: Alianças de 2018 são prenúncios de escândalos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos