PT espera conversas em estados para definir alianças com PSB, PCdoB e Pros

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Sérgio Silva / Agência PT

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, indicou que o partido mantém negociações de alianças com PCdoB, PSB e Pros.  Por esse motivo, convenções do partido nos estados em que há negociações com os partidos foram marcadas para 2 de agosto.

Os estados envolvidos são Amazonas, Pernambuco, Amapá, Paraíba, Maranhão, Tocantins e Rondônia.

Em São Paulo, o PSB terá o governador Márcio França ,e o PT, Luiz marinho. Gleisi negou que haja conversas entre eles para que o PT ocupe a vice de França, mas salientou que há conversas com o PSB, indicando que os partidos não devem se atacar no primeiro turno. "Nosso embate aqui é com [João] Doria, com [Paulo] Skaf."

Gleisi indicou que há uma grande chance de o vice de Lula vir dos partidos com os quais o PT tem conversado. Ela, porém, disse que essa não é uma decisão dela, mas também de Lula. Ainda não há data para a indicação do vice, segundo Gleisi.

Após o PDT ter ficado isolado com a decisão do "centrão" de apoiar Geraldo Alckmin (PSDB), Gleisi não acredita que haja vontade do partido em se aliar ao PT agora, frisando que as conversas são com PCdoB, Pros e PSB.

Sobre Josué Gomes, filho do primeiro vice de Lula, José Alencar, a presidente do PT disse não acreditar que ele seja vice de outro candidato que não Lula. Segundo ela, Josué lhe garantiu que só seria vice de Lula.

Nesta sexta, a Executiva nacional do PT se reuniu na sede do partido em São Paulo.

PSB e PCdoB terão suas definições nos estados antes do dia 2, e a convenção nacional do PT está marcada para o próximo dia 4.

Em discurso, Ciro cita Lula e diz que "responsabilidade aumenta"

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos