Alckmin diz que investigado na Zelotes não participa de sua campanha

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

  • VALÉRIA GONÇALVEZ/ESTADÃO CONTEÚDO

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (26), que o economista Roberto Giannetti da Fonseca não faz parte de sua equipe de campanha. "Em relação ao Roberto Giannetti da Fonseca, eu não tenho informação, mas ele não faz parte da nossa equipe nem nunca fez parte do governo. É uma pessoa que sempre participou e participa das campanhas do PSDB", disse Alckmin durante evento nesta quinta em que o centrão oficializou seu apoio à candidatura tucana.

Giannetti foi alvo na manhã de hoje da investigação do MPF (Ministério Público Federal), da Receita Federal e da PF (Polícia Federal) que apura irregularidades junto ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). A estimativa é de que elas tenham causado prejuízos totais de cerca de R$ 900 milhões.

Coordenador-geral do programa de governo do ex-prefeito paulistano João Doria (PSDB), Giannetti se licenciou da função nesta quinta. "O objetivo do afastamento é se dedicar à elaboração de sua defesa nas investigações da Operação Zelotes", disse em nota a campanha de Doria.

Giannetti também atuava no Lide (Grupo de Líderes Empresariais), do grupo empresarial fundado Doria. Em nota, o Lide disse que o economista "pediu afastamento temporário do Comitê de Gestão do LIDE para se dedicar à sua defesa".

Apesar de não tê-lo em seus quadros, a campanha de Alckmin chancelou nesta quarta (25), o texto de um manifesto elaborado por Giannetti que servirá como base programática da aliança.

Anunciado como um "compromisso" da coligação de partidos da "Força Centro-Democrática", o texto diz que o sistema de metas de inflação e a autonomia operacional do Banco Central para fixar a taxa de juros e observar as livres oscilações do câmbio provaram ser eficientes. O manifesto promete ainda "ampliar e aprimorar" as políticas sociais existentes, inclusive transformando o programa Bolsa Família em "política de Estado e não de Governo. (Com informações do Estadão Conteúdo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos