'Arbitrariedade', diz Jandira após TRE recolher material em evento pró-Lula

Pauline Almeida

Colaboração para o UOL, no Rio

Após ter material apreendido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio de Janeiro neste sábado (28), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) classificou de "arbitrariedade" a atuação do órgão.

Feghali participa do evento intitulado Festival Lula Livre, para o qual se esperam ainda diversos artistas e políticos que apoiam a candidatura do ex-presidente preso.

Segundo ela, os materiais não eram de campanha, mas adesivos de "Lula Livre" com seu nome. "Isso [a apreensão] é um arbítrio do TRE. Nós vamos tomar providências jurídicas, até porque nós filmamos. Vamos identificar se, de fato, eram pessoas do TRE essas pessoas e vão ter que responder porque isso é fora da lei, apreender material da opinião política da deputada federal que nao estava fazendo campanha", disse ao UOL.

Segundo os fiscais, o material recolhido fazia campanha eleitoral - o que só será permitido após 16 de agosto. Até lá, estão proibidos panfletos ou qualquer outro item com nome de partidos e de candidatos. 

Música e protesto

O evento acontece na Lapa, no centro do Rio de Janeiro, e conta com a presença de nomes como Lucélia Santos e Paulo Betti. São aguardados ainda Gilberto Gil e Chico Buarque. 

Com camisas vermelhas e máscaras do ex-presidente Lula, centenas de pessoas se reúnem sob os arcos em clima de show.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos