PT mantém Lula e diz não temer devolução de verba do fundo partidário

Pauline de Almeida

Colaboração para o UOL, no Rio

Integrantes do PT disseram que o partido vai registrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. No Festival Lula Livre, realizado na noite deste sábado (28) no Rio, o senador fluminense Lindbergh Farias declarou que a legenda não teme perder recursos do fundo partidário, mesmo com a notícia de que a Procuradoria-Geral da República, por meio do Ministério Público Eleitoral, irá acionar a Justiça para obter o ressarcimento no caso de candidatos "ficha suja" que utilizarem os recursos.

"Não tem nenhuma decisão da Justiça sobre isso, é maluquice", declarou sobre a notícia dada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sobre o uso do fundo partidário por candidatos inelegíveis. Lula foi condenado em segunda instância 12 anos e um mês de prisão em regime fechado pelos crimes corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do trÍplex em Guarujá.

Após o registro de candidatura de Lula, que deve ser feito até 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai analisar se o petista pode ou não concorrer. Pela lei da Ficha Limpa, Lula está inelegível por ter sido condenado em segunda instância.

Para o senador petista, a eleição pode ser decidida pelo STF (Supremo Tribunal Federal). "Dia 31 de agosto começa a propaganda eleitoral e o Lula vai estar na propaganda eleitoral. Se impedirem ele de gravar, é um crime. A decisão do Supremo sobre segunda instância foi interpretada errada. É sobre prisão, não sobre direitos políticos. Eu quero ver eles anularem uma eleição com o Lula ganhando no primeiro turno", disse Lindbergh.

A presidente do PT, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann, circulou entre o público do festival, mas se recusou a falar com a reportagem do UOL. A deputada federal Benedita Silva (PT-RJ) também defendeu a candidatura de Lula. "Para nós é a segurança que o povo estará com ele. Nós hoje estamos apenas fazendo um ensaio porque no dia 15 de agosto faremos o registro da candidatura de Luis Inácio Lula da Silva", afirmou.

Candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, que também estava no evento, disse que o PSOL interpreta a prisão de Lula como um atentado contra a democracia. "Não é uma questão apenas de quem é eleitor de Lula, de quem é do PT. Eu sou candidato a presidente da República pelo PSOL, mas isso não vai nos fazer ser coniventes com injustiça", disse.

"Marielle presente"

Além de pedir a liberdade para o ex-presidente Lula, o público e os artistas que participaram do festival lembraram de Marielle Franco. Na sexta-feira (27), a vereadora assassinada em março completaria 39 anos. "Foi retirada da caminhada terrena pelos assassinos do sistema, os propagadores de ódio, que não admitem a diferença. Eles têm até candidato a presidente", disse o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).

O deputado estadual fluminense Marcelo Freixo (PSOL) destacou que esteve na Festa Literária de Paraty com a escritora Conceição Evaristo, tratando sobre Marielle. "Vai completar 5 meses da sua morte, foi a morte mais sofisticada da história do Rio de Janeiro, e eu não estou falando de um local pouco violento. Quem matou Marielle foi a política. Tem uma política, em pleno século 21, que é capaz de matar. Isso separa a democracia da barbárie, não a direita da esquerda."

Festival

Cantores e artistas participaram do festival Lula Livre em um palco montado no bairro da Lapa, na região central do Rio. No início do evento, fiscais do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) recolheram panfletos e materiais que, para o órgão, configuravam campanha antecipada. O PT nega que houve campanha.

Chico Buarque e Gilberto Gil encerraram o evento, que contou ainda com a participação de Beth Carvalho, Chico César, Ana Cañas e outros artistas, além de atores globais como Osmar Prado e Herson Capri.

Campanhas com adesivos, panfletos com nomes de candidatos estão autorizadas apenas a partir de 16 de agosto.

Veja o que pensam os cariocas que participaram do festival

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos