Convenção do PDT no Rio vira ato de apoio a Ciro contra "muy amigos" do PT

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • José Lucena/FuturaPress/Estadão Conteúdo

    Carlos Lupi (esq.) e Pedro Fernandes, que será candidato do PDT no Rio

    Carlos Lupi (esq.) e Pedro Fernandes, que será candidato do PDT no Rio

A convenção estadual do PDT no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (3), transformou-se em um ato de apoio ao candidato do partido à Presidência da República, Ciro Gomes, contra os "muy amigos" do PT, segundo definição do presidente da legenda, Carlos Lupi. O evento também confirmou a candidatura do deputado estadual Pedro Fernandes ao governo do estado.

Em discurso, Lupi afirmou Ciro tem como adversários tanto a "direita raivosa", em referência à chapa encabeçada por Jair Bolsonaro (PSL), quanto a tentativa de uma aliança entre PT e PSB. O objetivo dessa coligação, no entendimento dos pedetistas, seria "impedir o crescimento de Ciro".

Na quarta-feira (1º), o PT —que ainda estuda opções caso seja confirmada a impossibilidade de candidatura do ex-presidente Lula— se comprometeu a apoiar os candidatos do PSB aos governos de Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco em troca da neutralidade dos socialistas na eleição presidencial. A costura não agradou ao PDT.

"Do outro lado estão os nossos primos do PT que, se puderem, nos matam em vida", afirmou Lupi. O dirigente definiu os petistas como "muy amigos" que estariam agindo nos bastidores para desidratar a campanha de Ciro, um "candidato livre, leve e solto" —uma ironia pelo fato de Lula estar preso em Curitiba e condenado na Lava Jato.

Hanrrikson de Andrade/UOL
Ciro Gomes participa da convenção estadual do PDT no Rio

A viagem inesperada de Ciro à convenção pedetista (a presença dele só foi confirmada na véspera) lotou o pequeno auditório da sede do partido, no centro da capital fluminense. Prefeitos, parlamentares, assessores e líderes dos municípios do estado compareceram ao ato. A briga por espaço foi árdua, e o próprio Ciro teve dificuldade para acessar o local.

Pedro Fernandes, confirmado ao governo do RJ, chegou a ter seu nome especulado para vice do concorrente do Democratas e amigo pessoal, o ex-prefeito Eduardo Paes. Porém, o partido decidiu manter a candidatura e tem negociado apoios no campo da esquerda.

Lupi disse ter conversas adiantadas com os diretórios estaduais do PSB e do PCdoB. Também corteja o PPL (Partido Pátria Livre). As legendas realizarão as suas convenções no próximo fim de semana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos