Com 1% em pesquisas, Meirelles fala em vitória no 1º turno: "por que não?"

Luciana Amaral e Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

Com até 1% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais, o candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (6) crer em uma vitória no primeiro turno das eleições de outubro deste ano.

"Eu dizia antes da vitória na convenção: 'essa aí já foi'. Agora é a vitória da eleição em que vamos de fato trabalhar tendo em vista até, quem sabe, uma vitória no primeiro turno. Por que não? É aquilo que eu já disse várias vezes, inclusive na convenção. Eu tirei da minha vida a palavra 'impossível'", declarou.

Meirelles participou nesta segunda de evento com os candidatos à Presidência promovido pela "Coalização pela Construção", formada por entidades da indústria e da construção civil.

De acordo com as pesquisas eleitorais já realizadas, o ex-ministro da Fazenda de Michel Temer e ex-presidente do Banco Central no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o escolhido por, no máximo, 1% da população, sem considerar a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Para Meirelles, a escolha de seu nome pelo MDB na convenção nacional do partido semana passada por 85% dos presentes representa um "engajamento enorme" dos colegas partidários em sua campanha e foi maior do que o esperado por sua equipe. "O resultado me deu mais força, ânimo", ressaltou, ao minimizar o efeito de oposicionistas dentro da sigla, como o senador Renan Calheiros (AL).

Como vem fazendo, Meirelles disse que continuará a viajar pelo Brasil, porque, segundo pesquisas qualitativas que encomendou, as pessoas passam a preferi-lo ao conhecerem sua carreira.

No evento, Meirelles disse pretender criar 10 milhões de empregos nos quatro anos de mandato e investir R$ 80 bilhões em obras paradas, entre outras medidas.

Em entrevista a jornalistas, quando questionado sobre seu posicionamento sobre o aborto – assunto em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal) –, Meirelles disse ser necessário seguir a legislação e que, a partir de então, a mulher tem o direito de proceder como achar correto. Ele se declarou contra a politização de tribunais ao tratar o tema, afirmou que abortos são questão de saúde pública e a mulher tem direito de fazê-lo nas "circunstâncias adequadas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos