Disputa pelo governo de SP tem 12 candidatos; veja quem são

Gabriela Fujita e Leonardo Martins*

Do UOL, em São Paulo

  • Recorte sobre foto de Aloisio Mauricio / Fotoarena / Folhapress

O Palácio dos Bandeirantes, ocupado há 24 anos por políticos do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), já possui doze candidatos confirmados para disputar a cadeira de governador do Estado de São Paulo.

Alguns nomes são conhecidos pelos paulistas, como o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf (MDB), o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT) e o atual governador candidato à reeleição, Márcio França (PSB).

Já outros candidatos são novidades na disputa pelo pleito paulista, como a professora Lisete Arelaro (PSOL), o ex-líder do Vem Pra Rua Rogerio Chequer (NOVO) e o major do Exército Adriano Costa (DC).

Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira (3), Paulo Skaf e João Doria aparecem tecnicamente empatados com, respectivamente, 22% e 21% das intenções de voto. Caso o segundo turno fosse disputado pelos dois candidatos, ainda segundo a pesquisa, Skaf venceria por 36% a 32%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Márcio França registrou 3% das intenções de voto, junto com Marinho. Os demais candidatos foram escolhidos por 1% e 2% dos eleitores.

Veja quem são os candidatos oficialmente na disputa até agora:

Adriano Costa e Silva (DC)
Reprodução/Facebook
Major do Exército Adriano Costa e Silva (centro) é o candidato ao governo de São Paulo do Democrata Cristão

O DC, Democrata Cristão, lançou oficialmente uma chapa pura para disputar o governo de São Paulo. O candidato ao cargo de governador é o major do Exército Adriano Costa e Silva e o vice é Humberto Alencar. Os candidatos não pontuaram na última pesquisa Ibope divulgada.

Cláudio Fernando Aguiar (PMN)
Reprodução/Facebook
Cláudio Fernando Aguiar, candidato do PMN ao governo de São Paulo

O PMN (Partido da Mobilização Nacional) anunciou oficialmente também o nome do professor Cláudio Fernando Aguiar ao governo de São Paulo, durante convenção realizada na Câmara Municipal. Ele vem acompanhado de Roberto Campos, da Rede Sustentabilidade, como seu vice. 

Na última pesquisa Ibope, Cláudio Fernando apareceu com 1% das intenções de voto.

João Doria (PSDB)
FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ex-prefeito João Doria (dir.), candidato do PSDB, e o tucano Geraldo Alckmin

O tucano João Doria será candidato ao governo do Estado ao lado de Rodrigo Garcia (DEM) como vice.

O ex-prefeito de São Paulo deixou o governo da capital após 15 meses de mandato para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. No dia de sua confirmação como candidato, foi selada, também, a aliança PSDB-PSD-DEM-PRB-PTC-PP em São Paulo.

Durante o evento, Doria disse que vai "empunhar as mesmas bandeiras e causas" de Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, e elogiou o juiz federal Sérgio Moro, a quem se referiu como "herói que pôs Lula na cadeia".

Lisete Arelaro (PSOL)
Karime Xavier/Folhapress
Lisete Arelaro, candidata do PSOL ao governo de São Paulo

Pelo PSOL, foi confirmada a candidatura de Lisete Arelaro, ex-diretora da Faculdade de Educação da USP, com Maurício Costa como vice.

Uma das propostas apresentadas por ela durante convenção do partido foi a de transformar o Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo, em um centro de formação popular.

"Nós entendemos que é injusto elogiarmos tanto os bandeirantes pelo o que eles fizeram ao Brasil. Primeiro, eles mataram os índios sem dó nem piedade. E, segundo, eles roubaram o nosso ouro e não foi pouco", afirmou, em entrevista após a convenção.

A candidata afirmou que pretende reativar salas de aula noturnas que foram fechadas nos últimos anos pelo governo e também disse que terminaria obras paralisadas ou com lentidão no governo Alckmin, sobretudo na área de transporte. Na última pesquisa Ibope, Arelaro apareceu com 2% das intenções de voto.

Luiz Marinho (PT)
Valério Gonçalves/Estadão Conteúdo
Luiz Marinho (esq.), candidato do PT, e o ex-prefeito da capital Fernando Haddad

O PT (Partido dos Trabalhadores) irá lançar Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo do Campo, como candidato ao governo do Estado. Durante o evento que lançou sua candidatura, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, foi feita a leitura de uma carta enviada ao partido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril em Curitiba. No texto, Lula afirma que houve "um golpe dentro do golpe com a intenção de tirá-lo das eleições em que é favorito".

"Vamos fazer com São Paulo o que Lula fez com o Brasil e ser o governo da mudança", afirmou Marinho.

Paulo Skaf (MDB)
Marcelo Justo/Folhapress
Ao lado de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda, Skaf confirmou sua candidatura ao governo de SP pelo MDB

O empresário Paulo Skaf foi confirmado candidato do MDB, acompanhado da tenente-coronel da Polícia Militar Carla Basson, sua vice na chapa.

Em seu discurso durante o evento que lançou sua candidatura, o empresário apostou nos temas violência e segurança pública e disse que vai trabalhar para que as polícias atuem "entrosadas".

"Quero delegacias adequadas, modernas, quero policiais civis se orgulhando de serem policiais, quero que a população de São Paulo se orgulhe da nossa Polícia Civil, quero que as polícias Civil e Militar trabalhem entrosadas", afirmou.

O candidato disse ainda que é necessário atuar para "mudar a legislação" e que o governador de São Paulo precisa ter força política para isso. "Há problemas que estão aí há 15 anos."

Rogério Chequer (Novo)
Fabio Braga/Folhapress
Rogerio Chequer, empresário e um dos criadores do movimento Vem Pra Rua

O Partido Novo também confirmou a participação do engenheiro e empresário Rogério Chequer na disputa ao governo, acompanhado de Andrea Menezes como vice.

Um dos criadores do movimento Vem Pra Rua, que realizou uma série de passeatas a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o candidato disse que está disposto a livrar o país da velha política.

"Seríamos insanos de acreditar que se continuarmos a fazer as mesmas coisas como esses canalhas estão fazendo até agora vamos ter resultados diferentes. Chega, a gente vai fazer diferente", afirmou. Chequer tem 1% das intenções de voto, segundo o Ibope de agosto.

Márcio França (PSB) 
Adriano Vizoni/Folhapress
Márcio França, oficializado como candidato do PSB ao governo do estado de São Paulo

Em convenção partidária realizada no último sábado (4), o PSB oficializou o atual governador de São Paulo Márcio França como candidato à reeleição e, como vice, a coronel da Polícia Militar Elaine Nikoluk.

França focou seu discurso em gerar melhores oportunidades de emprego para combater a violência no Estado.

Marcelo Cândido (PDT) 
Reprodução
Marcelo Candido foi confirmado como candidato do PDT ao governo do Estado

Em convenção realizara no domingo (5), o PDT decidiu romper a coligação com o atual governador Márcio França e lançar Marcelo Cândido, ex-prefeito de Suzano, como nome próprio do partido para disputar o pleito estadual.

A chapa será puro-sangue e terá como vice a sindicalista Gleides Sodré, presidente da Associação Mulher Trabalhista. Por ter a candidatura confirmada após a pesquisa, Cândido não participou do último Ibope.

Rodrigo Tavares (PRTB) 
Reprodução
Rodrigo Tavares, oficializado pelo PRTB como candidato ao governo do Estado

Em convenção realizada na Assembleia Legislativa do Estado, o PRTB lançou Rodrigo Tavares ao governo do Estado de São Paulo, com Jairo Glikson como vice.

Desinchar a máquina pública é uma das principais bandeiras do advogado, que marcou 2% das intenções de voto na última pesquisa Ibope.

Edson Dorta (PCO) 
Reprodução
Edson Dorta confirmado como candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PCO

O PCO também confirmou no último domingo (5), em cerimônia na zona sul da cidade de São Paulo, a candidatura de Edson Dorta ao governo de São Paulo e Lilian Miranda como vice.

Dorta foi candidato a vice-presidente pelo PCO nas eleições de 2010 e concorreu ao pleito de Campinas em 2016. Anunciado após a divulgação da pesquisa, Dorta não participou do último levantamento do Ibope.

Toninho Ferreira (PSTU) 
Divulgação/Facebook Toninho Ferreira
Toninho Ferreira (PSTU) foi confirmado como candidato ao governo de São Paulo

O PSTU oficializou, durante uma convenção no Sindicato dos Metroviários, no Tatuapé, zona leste de São Paulo, Toninho Ferreira como candidato ao governo do Estado de São Paulo nessas eleições. A professora Ariana Golçalves será candidata a vice-governadora. 

O dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos apareceu com 2% das intenções de voto na última pesquisa Ibope.

(*com informações de Mirthyani Bezerra e Janaina Garcia)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos