Em cenário sem Lula, Bolsonaro e Alckmin empatam em SP, diz pesquisa MDA

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

  • Arte/UOL

    Veja como está a corrida presidencial, segundo pesquisa CNT/MDA

    Veja como está a corrida presidencial, segundo pesquisa CNT/MDA

A dois meses das eleições, pesquisa do instituto MDA divulgada nesta quarta-feira (8) no estado de São Paulo sobre as eleições presidenciais mostra que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ficou em primeiro lugar, empatado tecnicamente com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), dentro da margem de erro. Bolsonaro teve 18,9% das intenções de voto, e Alckmin, 15%, no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, Bolsonaro pode ter entre 21,1% e 16,7%. Já Alckmin pode variar entre 17,2% e 12,8%.

Quando o nome de Lula foi testado, ele apareceu empatado tecnicamente com Bolsonaro em primeiro lugar. Neste cenário, o petista aparece com 21,8% (podendo ter entre 24% e 19,6%) enquanto que o deputado tem 18,4% (entre 20,6% e 16,2%).

O levantamento foi encomendado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), e entrevistou 2.002 pessoas em 75 municípios paulistas entre quinta-feira (2) e domingo (5), últimos dias do prazo para que os partidos oficializassem seus candidatos no pleito desse ano. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04729/2018.

Leia também:

Com pouco mais de 33 milhões de eleitores, o estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país e tem cerca de 22,5% do eleitorado brasileiro –estimado em 147,3 milhões, segundo o TSE.

Cenário sem Lula, com Haddad

Jair Bolsonaro (PSL) - 18,9%
Geraldo Alckmin (PSDB) - 15,0%
Marina Silva (Rede) - 8,4%
Fernando Haddad (PT) - 8,3%
Ciro Gomes (PDT) - 6,0%
Alvaro Dias (Podemos) - 1,8%
Manuela D'Ávila (PCdoB)* - 1,7%
Guilherme Boulos (PSOL) - 1,1%
Vera Lúcia (PSTU) - 1,1%
Henrique Meirelles (MDB) - 1,0%
João Amoêdo (Novo) - 0,8%
João Goulart Filho (PPL) - 0,4%
Levy Fidelix* (PRTB) - 0,3%
José Maria Eymael (DC) - 0,2%
Paulo Rabello de Castro (PSC)* - 0,2%
Branco / Nulo - 22,0%
Indeciso - 12,5%

Cenário com Lula

Lula (PT) - 21,8%
Jair Bolsonaro (PSL) - 18,4%
Geraldo Alckmin (PSDB) - 14,0%
Marina Silva (Rede) - 6,7%
Ciro Gomes (PDT) - 5,0%
Alvaro Dias (Podemos) - 1,4%
Manuela D'Ávila (PCdoB)* - 1,3%
Guilherme Boulos (PSOL) - 1,0%
João Amoêdo (Novo) - 0,8%
Vera Lúcia (PSTU) - 0,8%
Henrique Meirelles (MDB) - 0,7%
Levy Fidelix (PRTB)* 0,3%
João Goulart Filho (PPL) - 0,3%
José Maria Eymael (DC) - 0,1%
Paulo Rabello de Castro (PSC)* - 0,1%
Branco / Nulo - 17,0%
Indeciso - 9,8%

*Saíram da disputa presidencial
**Cabo Daciolo é candidato, mas não foi testado

O levantamento não fez simulações de segundo turno entre os presidenciáveis.

O resultado foi divulgado pelas redes sociais da CNT. O site da entidade ficou indisponível na hora marcada para a veiculação (11h) por conta do número de acessos acima do normal.

A pesquisa testou três nomes que já saíram da disputa presidencial. O ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro (PSC) se tornou vice de Alvaro Dias (Podemos). A deputada estadual gaúcha Manuela D'Ávila (PCdoB) abdicou da candidatura própria para compor chapa com o candidato do PT. Já o presidente e fundador do PRTB, Levy Fidélix, desistiu de disputar novamente a Presidência para indicar o vice de Bolsonaro, o general da reserva do Exército Hamilton Mourão.

Outra diferença em relação à lista oficial de candidatos é a ausência do deputado federal Cabo Daciolo (Patriota-RJ), lançado pelo partido no último sábado (4).

Lula foi oficializado na convenção do partido, mas deve ser considerado inelegível pelo TSE por ter sido condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O vice na chapa é o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), que deve assumir o lugar do ex-presidente em caso de impedimento.

Entenda a polêmica sobre a candidatura de Lula ao Planalto

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos