Em debate, Doria promove Rota e é comparado a Paulo Maluf nas redes sociais

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

O candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou que trará o "padrão Rota" para a polícia no estado durante o debate realizado pela Rede Bandeirantes na noite desta quinta-feira (16). A frase rapidamente tomou as redes sociais em comparações com o ex-prefeito Paulo Maluf (PP).

A Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) é um batalhão especial da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Suas tropas são acionadas para resolver questões mais complexas, além de patrulhamento em áreas com índices mais altos de criminalidade. O batalhão, no entanto, é criticado por setores da sociedade pela suposta violência com que resolve seus casos.

Leia mais:

"Primeira tarefa: valorização dos policiais. Polícia Militar, Polícia Civil e, gradualmente, sem romper a política fiscal, melhorar as condições salariais dos policiais", afirmou o ex-prefeito de São Paulo ao responder sobre segurança pública, tema definido por leitores do jornal "Metro".

Entre as propostas, Doria disse que ampliaria os Baeps (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que hoje são cinco no estado. "No padrão Rota. Todos sabem que com a Rota não se brinca", declarou o candidato tucano. "[Vou] colocar em cada Baep as melhores condições, armas, veículos, condições de enfrentamentos aos bandidos. Mais polícia na rua para garantir segurança à população."

"Eu resumo numa frase: polícia na rua e bandidos na cadeia", afirmou Doria ao concluir sua apresentação inicial.

A fala rapidamente chamou atenção das redes sociais, que compararam o tucano ao ex-governador e ex-prefeito da capital Paulo Maluf, famoso pelo bordão de "colocar a Rota na rua".

"É impressão minha ou o Doria remodelou texto base de campanha do Maluf sobre a rota?", questionou uma usuária do Twitter. "João Doria acaba de copiar a antiga estratégia populista de segurança pública do Paulo Maluf", concordou outro internauta.

"Doria incorporou Maluf com o chavão da 'Rota na rua'. Todos pregam a chacina e nada de um debate sério sobre a valorização da inteligência e da polícia cidadã", criticou um usuário.

Coronel deixa campanha

Contra a ampliação da Rota, o coronel reformado José Vicente da Silva Filho, que já comandou a PM paulista e foi secretário nacional de Segurança Pública do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), se desligou no início do mês das atividades da campanha de João Doria.

Considerando "absurda" a ideia de expandir a Rota, Silva Filho disse que a proposta não teve respaldo do grupo de especialistas e contraria seus princípios.

"Não estamos no Rio ou na Bahia. O Doria acatou essa ideia insensata e amadora de alguém que não sabemos quem é e está indo na contramão do pensamento do grupo de profissionais", afirmou o coronel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos