Ibope no Rio aponta triplo empate entre Romário, Paes e Garotinho

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Arte/UOL

    Garotinho (à esq.), Paes (centro) e Romário (à dir.) são candidatos ao governo fluminense

    Garotinho (à esq.), Paes (centro) e Romário (à dir.) são candidatos ao governo fluminense

O Ibope divulgou na noite desta segunda-feira (20) a primeira pesquisa do instituto com os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. A amostra, encomendada pela Globo, aponta que três candidatos estão à frente em situação de empate técnico.

Romário (Podemos) tem 14% e Eduardo Paes (DEM) e Anthony Garotinho (PRP), 12% das intenções de voto. A igualdade ocorre porque a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança estimado do estudo é de 95%.

Na sequência, outros quatro candidatos formam um segundo bloco de empate técnico. Tarcísio Motta (PSOL), com 5%, aparece junto a Indio da Costa (PSD), com 3%, e Pedro Fernandes (PDT) e Marcia Tiburi (PT), ambos com 2%.

O Ibope entrevistou 1.204 pessoas entre os dias 17 e 20 de agosto. Os dados foram coletados em 39 municípios de todas as regiões do estado.

As estatísticas indicam que há forte tendência do eleitorado a anular o voto ou optar pelo voto em branco --mais de um terço das pessoas ouvidas se posicionou dessa forma.

O levantamento mostra ainda que Garotinho é o candidato mais rejeitado: 55% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito algum no postulante do PRP. Em seguida estão Paes, com 38%, e Romário, com 23%. Já Tarcísio é rejeitado por 12% do eleitorado e Márcia Tiburi, por 11%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-03249/2018. O investimento foi de R$ 91.929,21.

Essa é a primeira pesquisa realizada pelo Ibope na corrida pela chefia do Executivo fluminense. Na próxima quarta (22), o Datafolha deve divulgar uma amostra realizada pelo instituto. O período de campanha eleitoral começou na última quinta-feira (16).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos