Paes e Garotinho atraem 'eleitores opostos', e Romário, voto masculino

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Arte/UOL

    Garotinho (à esq.), Paes (centro) e Romário (à dir.) são candidatos ao governo fluminense

    Garotinho (à esq.), Paes (centro) e Romário (à dir.) são candidatos ao governo fluminense

O trio que encabeça a corrida eleitoral pelo governo do Rio de Janeiro --Romário Faria (Podemos), Eduardo Paes (DEM) e Anthony Garotinho (PRP)-- atrai a preferência de grupos com perfis distintos, de acordo com os dados coletados pela pesquisa do Ibope divulgada na segunda-feira (20).

Essa foi a primeira pesquisa do instituto na corrida pela chefia do Executivo estadual. O resultado geral coloca os três nomes em situação de empate técnico à frente na amostra. Romário tem 14%, enquanto Paes e Garotinho, 12%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Paes e Garotinho, por exemplo, mostram força com eleitores de classes opostas: enquanto o primeiro é o favorito das famílias que ganham mais de cinco salários mínimos (18% das intenções de voto), o segundo lidera com folga entre as que ganham até um salário mínimo (16%).

Garotinho também vai bem com os votantes menos escolarizados. Ele teve 21% entre os que estudaram até a quarta série do ensino fundamental e apenas 5% de entrevistados com diploma universitário. Paes atingiu 14% no ensino superior e 12% dos que disseram ter estudado até a 4ª série do ensino fundamental.

Romário atrai muito mais votos do eleitorado masculino (18%) do que do feminino (9%). A pesquisa indica que o candidato do Podemos tem força no interior do estado, onde obteve 18% da preferência do eleitorado --Garotinho registrou 15% e Paes, apenas 7%.

A situação é distinta na capital fluminense, onde Paes esteve à frente da prefeitura entre 2009 e 2016. O democrata teve 17% de intenções de voto, Romário, 10%, e Garotinho, 5%.

O estudo foi encomendado pela Globo, realizado entre os dias 17 e 20 de agosto e registrado sob o número RJ-03249/2018. Foram entrevistadas 1.204 pessoas em 39 municípios de todas as regiões do estado. O investimento foi de R$ 91.929,21.


Gênero e faixa etária

Entre os indecisos, que somam 11% da amostra, há mais mulheres (13%) do que homens (7%).

Os mais pobres (renda familiar até 1 salário mínimo) são os mais propícios a anular ou votar em branco. No geral, mais de um terço dos entrevistados (35%) declarou que anularia ou voto ou votaria em branco.

Garotinho se destaca entre os votantes mais velhos, em especial os do grupo de 55 anos ou mais. O ex-governador teve 17%. Paes teve 15% e Romário, 7%.

Os votos da "periferia", segundo classificação do Ibope, se dividiriam entre Garotinho (16%) e Romário (14%). Paes teve 11%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos