Bolsonaro recua e sinaliza que pode participar de debates na TV

Gustavo Maia

Do UOL, em Araçatuba (SP)

  • Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

    Bolsonaro durante debate da Band, o primeiro do ano

    Bolsonaro durante debate da Band, o primeiro do ano

O candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta quinta-feira (23) que deve comparecer a cinco dos sete debates presidenciais marcados até o primeiro turno das eleições, todos promovidos por emissoras de televisão. Dois meses atrás, ele prometeu que participaria de todos os debates durante a campanha.

Na noite anterior, o advogado e presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, afirmou ao UOL que o presidenciável não deveria participar de nenhum outro confronto com adversários durante a campanha e que, se participasse de algum, seria "uma exceção".  Mais cedo, o próprio Bolsonaro disse à reportagem que não participaria do próximo evento, promovido pela Jovem Pan, na segunda-feira (27) que vem.

Em conversa rápida com jornalistas durante ato de campanha em Araçatuba (SP), na manhã desta quinta, o candidato disse que "a ideia" é participar "dos três da televisão", sem especificar os canais.

Há cinco debates que serão exibidos na TV:

  • 9 de setembro: TV Gazeta
  • 20 de setembro: TV Aparecida
  • 26 de setembro: SBT/Folha/UOL
  • 30 de setembro: TV Record
  • 4 de outubro: TV Globo 

"Dos outros não [participarei]. Porque eu perco o contato com o povo", explicou Bolsonaro.

Em visita a um projeto social na zona rural de Araçatuba no começo da tarde, Bolsonaro voltou a ser questionado pela reportagem do UOL sobre quais seriam os três debates a que iria.

"São 3 televisões", disse.

"São cinco: TV Aparecida, TV Record, TV Gazeta, Globo e SBT", contestou a reportagem.

"Então são cinco. [TV] Aparecida me interessa, sim, público cristão. Os outros candidatos vão ficar de saia justa lá. Tem até mais que eu gostaria de ir, mas se eu for, perco esse contato com o povo aqui."

Além dos cinco debates na TV, há mais dois previstos: o da rádio Jovem Pan, dia 27 de agosto, e o da revista Piauí e do site Poder360, dia 18 de setembro, com transmissão pelo YouTube.

Bolsonaro e Boulos trocam acusações em debate da Band

"Temos três debates na televisão. Se eu comparecer a toda sabatina que me convidam, eu não vou ter contato com o povo. Quase todo político não vem porque não tem essa recepção. Manda os outros políticos virem para cá", declarou o candidato.

"Devo... devo comparecer nesses três. Eu não posso ficar dentro do estúdio, faltam 40 dias para as eleições", acrescentou, suprimindo cinco dias do período eleitoral. Ele afirmou ainda que não deve participar de sabatinas, apesar de achá-las muito importantes.

No fim da tarde, Bolsonaro voltou a ser questionado sobre o tema em entrevista coletiva em Araçatuba e deu mais uma resposta. "Não tem confirmação. A política é momento, não é matemática. Se eu achar que não devo comparecer, não vou. Não tenho compromisso com ninguém", declarou.

O presidenciável disse ter visto uma pesquisa, cuja fonte não soube informar, que apontaria que 90% das pessoas não assistiriam debates se ele não participasse. "Eu vou querer cota de patrocínio, é isso que eu tenho direito ou não? É verdade, pô. O pessoa assistiu o Roda Viva comigo, o Globo News comigo", disse Bolsonaro.

"Nos debates eu estou sem uma liberdade de dar uma resposta [...] Eu jogo futebol de campo, não de salão. Debate é futebol de campo, não de salão. Eu quero futebol de campo, não de salão", concluiu.

Novamente ouvido pelo UOL nesta quinta, Gustavo Bebianno deixou em aberto a programação do candidato, dizendo que a vantagem da campanha é que "não há um marketing pré-definido".

"A gente vai priorizar esse tipo de viagem, de evento, você não pode estar amarrado a uma agenda de debates na televisão. Então, assim, pode ser que vá, mas a prioridade é essa aqui. Se coincidir de ter uma data, pode até ir", declarou, informando que a decisão pode ocorrer na véspera ou na hora.

Em seguida, no entanto, ele fez analogias com o esporte para defender a ausência de Bolsonaro em debates.

"Olha só: você é um lutador, está no auge, acha que você ganha de qualquer um. Então vou arrumar uma luta para você. Seu forte é agarrar e derrubar. Aí eu falo que você não pode agarrar e derrubar. Porra, aí você diz que não vai e 'ah, é covarde'", exemplificou, citando ainda uma hipotética prova de triatlo em que o atleta não poderia nadar.

Sobre a contradição com o anúncio de Bolsonaro em junho, Bebianno disse que, "encheram tanto o saco dele que ele falou 'vou a todos os debates, porra, para de me perguntar'".

O advogado afirmou que Bolsonaro não nenhuma espontaneidade para debater nos moldes definidos. "Ficar lá respondendo a [Guilherme] Boulos [presidenciável do PSOL), 30 segundos, aí a outra se faz de bravinha, dá um xilique...", comentou, em provável referência ao embate que Bolsonaro teve com Marina Silva no debate da RedeTV!, na última sexta (17).

Marina ataca Bolsonaro na RedeTV!: "acha que pode resolver tudo no grito"

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos