No rádio, Lula pede votos para candidatos do PT em SP e no Rio

Nathan Lopes e Gabriel Sabóia

Do UOL, em São Paulo e no Rio

No mesmo dia em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode decidir o futuro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição, o ex-presidente dominou o espaço destinado ao partido e pediu votos para petistas na estreia do horário eleitoral no rádio em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (31).

Ele foi o único dos candidatos ao Planalto que teve sua voz veiculada nos programas. No programa de Minas Gerais, a voz de Lula não foi utilizada.

No espaço destinado ao candidato do PT ao governo paulista, Luiz Marinho, Lula passou cerca de 30 segundos --praticamente metade do tempo destinado ao candidato-- falando sobre seu aliado.

O começo do programa teve uma locutora dizendo "fala aí, Lula". "Eu conheço o Marinho desde 1978", disse o ex-presidente, lembrando as passagens dele pela presidência da CUT (Central Única dos Trabalhadores), pelo ministério do Trabalho e pela prefeitura de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Lula disse que partiu de Marinho a decisão de aumentar o salário mínimo. "Tenho certeza que você, Marinho, vai fazer a diferença aqui no estado de São Paulo".

Segundo a assessoria de imprensa de Marinho, Lula gravou o trecho no final do ano passado. O ex-presidente está preso em Curitiba desde abril deste ano.

No espaço para deputados estaduais, também quase metade do tempo --cerca de 30 segundos-- fez referência a Lula. O partido executou a música de campanha do ex-presidente e transmitiu uma fala dele pedindo votos aos candidatos do partido.

No final do espaço, um dos postulantes petistas à Assembleia Legislativa pediu votos para si e terminou seu espaço dizendo "Lula livre".

No período destinado aos candidatos do Senado do PT, Eduardo Suplicy não fez referência a Lula. O ex-presidente apenas foi citado no jingle do outro candidato, Jilmar Tatto.

No Rio, Lula também dominou a propaganda petista no horário eleitoral transmitido no rádio às 12h. Em uma gravação antiga, o ex-presidente surge pedindo votos para o candidato do PT ao Senado, Lindbergh Farias.

Na sequência, Lindbergh se apresenta e afirma: "Estou triste por não estar ao seu lado, meu presidente. Nós não vamos abandonar o senhor, a sua luta, ou vamos nos esquecer que a sua prisão foi injusta".

A postulante petista ao governo fluminense, Márcia Tiburi, foi apresentada como "a candidata de Lula para o Rio" por um locutor. Em outro áudio antigo, Lula diz que não descansaria, enquanto os mais pobres não tivessem acesso pleno à educação.

Tiburi afirmou que governaria o Rio, tal como Lula comandou o Brasil.

Os petistas não participaram do horário eleitoral das 7h. De acordo com as assessorias dos candidatos, o motivo foi uma falha na entrega dos arquivos de áudio ao TSE.

França cutuca Doria; tucano fala em infância difícil

Os outros candidatos ao governo do estado já deram mostras de quais serão suas táticas na campanha.

O atual governador e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), cutucou indiretamente seu adversário João Doria (PSDB). Em seu programa, uma personagem pergunta a um locutor quem é França.

"Para eu não me decepcionar como aconteceu na última eleição, queria saber quem ele é", questionou "dona Carmela".

Doria, apesar de ter prometido ficar quatro anos à frente da Prefeitura de São Paulo, deixou o cargo em abril deste ano para disputar o governo paulista.

O tucano, em seu espaço, não fez referência à saída da prefeitura, mas disse que "é hora de assumir um projeto ainda maior". Ele repetiu marcas de sua campanha de 2016: o slogan "acelera" e o perfil de trabalhador.

"A minha história não foi nada fácil", disse. "Eu tive de começar a trabalhar aos 13 anos de idade para ajudar minha mãe".

Já Paulo Skaf (MDB) recordou sua gestão à frente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

"Tenho realizações concretas em São, no interior, na baixada. Tem escolas do Sesi. Efetivamente eu fui testado em relação ao meu espírito público".

Na corrida pelo governo paulista, segundo a última pesquisa Datafolha, Doria aparece com 25% das intenções de voto, Skaf com 20%. França e Marinho têm 4% cada.

Confira os programas de França, Marinho, Skaf e Doria

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos