PT pede mais tempo para substituir nome de Lula em chapa

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Fernando Haddad é candidato a vice na chapa de Lula à Presidência da República

    Fernando Haddad é candidato a vice na chapa de Lula à Presidência da República

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo mais tempo para que o partido possa, eventualmente, substituir o nome que irá disputar a presidência pelo partido neste ano. O pedido foi impetrado no último sábado (8). Os advogados pedem que a justiça eleitoral amplie o prazo para substituição do nome até que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue outro recurso movido pela defesa de Lula que tenta viabilizar a candidatura de Lula.

No dia 31 de agosto, o TSE barrou o registro da candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa. 

A corte determinou que o PT teria até o dia 11 de setembro para substituir o nome de Lula na chapa. O nome provável em caso de substituição é o do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que é candidato a vice na chapa de Lula.  

A defesa do ex-presidente junto ao TSE argumenta, porém, que como ainda há recurso sobre a elegibilidade de Lula tramitando no STF, o prazo para a troca de nomes na chapa do PT deveria ser ampliado até que o Supremo julgue a matéria. O prazo final para a troca de nomes nos registros de candidatura é o dia 17 de setembro.

No pedido, os advogados dizem que a ampliação do prazo é necessária para evitar uma possível injustiça.

"Um dia não pode enterrar viva (sub judice) uma candidatura que tem 40% das intenções de votos nas pesquisas", diz a defesa de Lula no recurso encaminhado ao TSE.

Lula foi considerado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em segunda instância no caso relacionado a um apartamento tríplex no Guarujá. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos