Ibope: Paes marca 23%, Romário, 20% e Garotinho, 12%

Do UOL, no Rio

  • Arte/UOL

    15.ago.2018 - Os candidatos ao governo do Rio Anthony Garotinho (à esq.); Eduardo Paes (centro) e Romário (à dir.)

    15.ago.2018 - Os candidatos ao governo do Rio Anthony Garotinho (à esq.); Eduardo Paes (centro) e Romário (à dir.)

O Ibope divulgou nesta segunda-feira sua segunda pesquisa de intenção de voto dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Eduardo Paes (DEM) tem 23%, Romário (Podemos), 20% e Anthony Garotinho (PRP), 12%.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, fato que deixa Paes e Romário tecnicamente empatados em primeiro lugar. O número de votos brancos e nulos somam 20%, e o total de indecisos é de 9%.

Foi a primeira pesquisa eleitoral realizada após a candidatura de Garotinho ser indeferida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa, na semana passada, e o primeiro levantamento do Ibope após o início da propaganda eleitoral em 16 de agosto.

O nível de confiança estimado do estudo é de 95%. O instituto entrevistou 1.204 pessoas entre os dias 7 e 9 de setembro no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Globo. Ela foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08034/2018 e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), com o número RJ-01952/2018. Segundo o TSE, a pesquisa custou R$ 91.929,21.

Na primeira pesquisa do Ibope sobre intenções de voto para candidatos ao governo do Rio, divulgada em 20 de agosto, Romário (14%), Garotinho (12%) e Paes (12%) apareciam tecnicamente empatados. Na ocasião, o total de eleitores que declararam que votariam em branco, nulo ou estavam indecisos era de 46% --na pesquisa divulgada nesta segunda-feira, eles somam 29%, queda de 17 pontos percentuais.

A tendência de crescimento de intenções de voto em Paes havia sido detectada por uma pesquisa do Datafolha no último dia 6, quando o candidato apareceu liderando a corrida eleitoral com 24% das intenções de voto. Romário teve 14% e Garotinho 10%.

No levantamento do Ibope divulgado hoje, Tarcísio Motta (PSOL) aparece com 5% das intenções de voto; Indio da Costa (PSD), com 4%; Pedro Fernandes (PDT), com 2%; Marcelo Trindade (Novo), com 2%; Marcia Tiburi (PT), com 1%; André Monteiro (PRTB), com 1%; Dayse Oliveira (PSTU), com 1%; Wilson Witzel (PSC), com 1% e Luiz Eugênio (PCO) não pontuou.

Segundo turno

O Ibope também fez simulações para o segundo turno. Num cenário de disputa entre Paes e Romário, o candidato do DEM venceria com 37% dos votos contra 31% do postulante do Podemos. Os votos brancos, nulos e indecisos somariam 32%.

No caso de disputa entre Paes e Garotinho, o candidato do DEM venceria com 41% contra 20% do adversário do PRP. O percentual de votos brancos, nulos e indecisos seria de 39%.

Se Romário enfrentasse Garotinho, venceria com 41% dos votos. O ex-governador do Rio teria 21% das intenções de voto, enquanto brancos, nulos e indecisos chegariam a 39%.

Rejeição

O índice de rejeição dos candidatos também foi medido. Garotinho atingiu o maior percentual de eleitores que não votariam nele: 50%. Em seguida, vêm Paes (27%), Romário (22%), Índio da Costa (18%) e Tarcísio Motta (12%).

Eleição ao Senado

O Ibope também questionou os entrevistados em quem votariam para o Senado. O vereador Cesar Maia (DEM) registrou 22% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL), que registrou 19%.

Em seguida, aparecem o senador Lindbergh (PT), com 15%; o deputado federal Chico Alencar (PSOL), com 11%, e Miro Teixeira (Rede), com 9%.

Na pesquisa anterior do Ibope, Cesar Maia tinha 13% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro, 15%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos