Bolsonaro é transferido para unidade semi-intensiva, confirma hospital

Gustavo Maia

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Instagram

Boletim médico divulgado na noite desta terça-feira (11) pela equipe médica do hospital Albert Einstein, em São Paulo, informou que presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) teve alta da UTI e foi transferido uma unidade de cuidados semi-intensivos.

A informação havia sido divulgada mais cedo nas redes sociais pelo deputado estadual Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), um dos filhos do candidato, mas ainda não tinha sido confirmada pelos médicos.

Ainda segundo o filho, Bolsonaro fez hoje sua primeira refeição desde que foi atacado com uma faca durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na última quinta-feira (6). Ele comeu um pão e tomou um suco.

A equipe médica afirmou que "foi iniciada uma dieta leve, com boa tolerância do paciente sem apresentar náuseas ou vômitos". O presidenciável
permanece sem febre, sem sinais de infecção, recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa.

A nota foi assinada pelos médicos Antônio Luiz Macedo, Leandro Echenique e Miguel Cendoroglo.

Pela manhã, foi retirada a sonda nasogástrica que estava usando desde a última quinta-feira (6), quando passou por uma cirurgia de emergência na Santa Casa de Juiz de Fora.

Vídeo para agradecer

Segundo o presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, que acompanha Bolsonaro no hospital, a expectativa é que talvez em dois ou três dias, "se ele se sentir melhor", o presidenciável grave um vídeo curto agradecendo ao apoio que teve.

O candidato deve se dirigir à equipe médica de Juiz de Fora, "que salvou literalmente a vida dele" e ao banco de sangue, fazendo inclusive uma campanha de doação. "Ele perdeu 40% do sangue e graças à doação que ele recebeu se manteve vivo", declarou Bebianno.

Ele disse que o deputado federal está falando pouco, mas com mais frequência do que antes, e não tem conversado muito sobre política. "Ele está muito emotivo. Às vezes, quando passa alguma cena da facada [na televisão] ele se comove muito. Ele está muito sensibilizado como qualquer ser humano normal que fica face a face com a morte. Ele está muito sensível", descreveu.

Nesta terça, o presidenciável voltou a receber visitas de pessoas que não são de sua família. O cantor Roger Moreira, da banda "Ultraje a Rigor", encontrou Bolsonaro e divulgou uma foto ao lado dele.

No sábado, um dia depois da internação no Albert Einstein, a equipe médica restringiu o acesso de pessoas ao quarto em que ele está internado. "A tendência é gradativamente flexibilizar um pouquinho isso. Nos primeiros dias houve muita gente procurando. E ele é muito ansioso, muito amável, e se sentia na obrigação de conversar e falar, mas aquilo era negativo para a recuperação dele", explicou Bebianno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos