Bolsonaro deixa UTI e passa para unidade de cuidados semi-intensivos

Do UOL, em São Paulo

O deputado federal e candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neste domingo (16), de acordo com o boletim médico divulgado às 10h pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O deputado continua internado, agora em uma unidade de cuidados semi-intensivos, mas tem boa evolução clínica e não tem febre. 

O político continua sendo alimentado somente por via endovenosa, isto é, diretamente na veia, sem poder ingerir alimentos ou bebidas. Também recebe tratamento para evitar trombose e faz sessões de fisioterapia respiratória e motora, segundo o boletim.

Leia também:

O boletim é assinado pelos médicos Antônio Luiz Macedo, cirurgião que coordena a equipe de atendimento a Bolsonaro, pelo clínico e cardiologista Leandro Echenique e pelo diretor superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo.

Os médicos não fizeram previsões oficiais sobre quando o candidato deve ter alta. 

Na noite de sábado (15), o político publicou uma foto em seu perfil no Twitter.

Na sexta-feira, Bolsonaro começou a fisioterapia e caminhou pelo quarto, sem apresentar dor, segundo o hospital. Boletim médico do final da tarde de sábado informava que Bolsonaro permanecia estável e sem intercorrências, e que ele "realizou exercícios de fisioterapia com boa tolerabilidade".

Ataque a faca e nova cirurgia

Bolsonaro sofreu um ataque a faca durante uma atividade de campanha na cidade de Juiz de Fora (MG) no dia 6 de setembro. Uma veia abdominal e os dois intestinos foram atingidos. Ele passou por uma cirurgia na Santa Casa da cidade e foi transferido para São Paulo na manhã do dia 7.

Ao longo da semana passada, o presidenciável demonstrou sinais de evolução e já tinha chegado a sair da UTI para uma unidade de cuidados semi-intensivos. Na noite de quarta-feira (12), no entanto, precisou passar por uma cirurgia de emergência devido a uma obstrução no intestino. 

Veja como foi o ataque a Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG)

Pesquisa Datafolha

Nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite de sexta-feira (14), aponta que Bolsonaro lidera a disputa presidencial com 26% das intenções de voto. Mesmo assim, apesar de continuar à frente na corrida para o primeiro turno, o candidato estaria em empate técnico com Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT) em um eventual segundo turno.

Ele só seria derrotado em um segundo turno contra Ciro Gomes (PDT), que vence todos os adversários nos cenários testados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos