Justiça rejeita dez impugnações e registra Dilma candidata ao Senado por MG

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Leo Fontes/O Tempo/Estadão Conetúdo

    Dilma faz campanha em Contagem (MG)

    Dilma faz campanha em Contagem (MG)

Por um placar de 4 a 3, o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) aceitou nesta segunda-feira (17) o registro da candidatura ao Senado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), derrubando dez impugnações apresentadas contra o nome da petista.

As dez ações de impugnação da candidatura da petista haviam sido apresentadas pelo partido Novo e por alguns candidatos a deputado federal, entre eles, a candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, Danielle Dytz da Cunha (MDB), filha do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB), preso em Curitiba pela Operação Lava Jato.

Dilma lidera com folga as pesquisas para o Senado no Estado, com 28% das intenções de voto no último levantamento Ibope.

Nas impugnações, o Novo e os candidatos alegavam que Dilma Rousseff está inelegível por oito anos, desde 2016, quando sofreu o impeachment. Quando tirou o mandato da ex-presidente, o Senado Federal, porém, decidiu que ela perderia o cargo, mas não sofreria as consequências da condenação por crime de responsabilidade, como a inelegibilidade.

No pedido à Justiça, o Novo e os deputados consideravam que a decisão do Senado em decretar a perda do cargo de presidente da República "sem a inabilitação para exercício da função pública viola frontalmente a Constituição da República, não podendo ser considerada apta a conferir capacidade eleitoral passiva a ora candidata Dilma Rousseff para o pleito 2018".

A peça ainda argumentava que o artigo 52 da Constituição, que trata dentre outros temas, do crime de responsabilidade, foi anteriormente analisado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e a "corte reconheceu a indissociabilidade entre sanções". De acordo com o documento, "não comporta interpretação na qual a sanção de inabilitação para o exercício de função pública possa ser dissociada da perda do cargo".

Dilma elogia decisão; Novo diz que vai recorrer ao TSE

A ex-presidente Dilma afirmou que "sempre" confiou na Justiça, após ter seu registro de candidatura ao Senado por Minas Gerais aceito.

"A decisão do TRE-MG faz justiça a mim. Sempre confiei na Justiça", afirmou a petista.

O advogado do Novo, Lucas Bessoni, por sua vez, disse que vai recorrer da decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Foi um resultado apertado. Os 4 a 3 na corte revelam que o assunto pode ser rediscutido no TSE. Vamos recorrer da decisão do TRE-MG, ainda hoje", afirmou Bessoni.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos