Bolsonaro passa a receber alimentação líquida pela boca, informa hospital

Gustavo Maia

Do UOL, em São Paulo

Internado na Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) começou nesta quarta-feira (19) a receber "alimentação líquida" pela boca e teve "boa tolerância". A informação consta de boletim médico divulgado nesta tarde.

Segundo o comunicado, Bolsonaro permanece com boa evolução clínica e segue com nutrição parenteral (pela veia), sem febre ou qualquer sinal de infecção e realizando exercícios respiratórios e caminhadas. O boletim foi assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, pelo clínico e cardiologista Leandro Echenique e pelo diretor superintendente do Einstein, Miguel Cendoroglo.

Na terça-feira (11) da semana passada, o deputado chegou a retirar a sonda nasogástrica que usava, tomou um suco e comeu um pedaço de pão --sua primeira e única refeição sólida desde o dia da facada. No dia seguinte, ele teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência por conta de uma obstrução no intestino. 

Apesar de a equipe médica ainda não ter divulgado qualquer previsão de alta do presidenciável, internado desde que levou uma facada há 13 dias, familiares e aliados já começaram a planejar os passos do deputado federal para quando ele deixar o hospital.

Leia também:

Com a prudência de quem viu o candidato passar por uma imprevista cirurgia de emergência na quarta (12), o entorno de Bolsonaro trabalha com a expectativa de que a internação dure no máximo outras duas semanas. O presidenciável sairia do Albert Einstein, portanto, a alguns dias do 1º turno, marcado para 7 de outubro.

Ele não apresenta febre, que poderia ser um indício de infecção, e ainda terá que passar por outra cirurgia, provavelmente até o fim do ano, para se livrar da bolsa de colostomia --exteriorização de uma parte do intestino para a excreção de fezes.

De volta para o Rio

O plano da família é que o presidenciável seja levado de volta para o condomínio onde vive na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo um de seus filhos, o também deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), é possível que a família acione o chamado "home care" [atendimento domiciliar], se os médicos entenderem necessário.

De acordo com quem visitou o presidenciável nos últimos dias, Bolsonaro está muito ansioso para deixar o hospital. "Ele quer sair de lá hoje. Ele está louco para ir para a rua panfletar", disse nesta terça (18) o deputado estadual Flávio Bolsonaro, outro filho de Jair. Mas o quadro clínico de Jair Bolsonaro ainda inspira cuidados.

Embora as limitações médicas dificultem planos de campanha, Eduardo disse achar que, se continuar evoluindo, o pai terá condições de participar do último debate do 1º turno, promovido pela TV Globo. "Se o médico liberar, vontade não falta", declarou o parlamentar, após reunião da cúpula da campanha do presidenciável, em São Paulo.

Flávio destacou que a decisão dependerá das orientações da equipe médica.

Nos últimos dias, a recuperação de Bolsonaro tem animado familiares e aliados. Durante reunião entre integrantes da cúpula da campanha nesta terça, a cautela deu lugar à euforia em alguns momentos. A jornalistas, Flávio disse que a reunião era um "ato para mostrar que o capitão voltou com toda a força, injetando ânimo aqui em todos nós". O presidenciável é capitão da reserva do Exército.

Reprodução/Twitter/Alexandre Frota
Bolsonaro posa para foto ao lado do ator Alexandre Frota dentro do hospital

"Já está escrevendo num papel, dando as missões para cada um, dentro do seu segmento, da sua área", declarou o filho do candidato, que tenta uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro. Na tarde desta terça, outro filho o presidenciável, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), publicou uma foto no perfil do pai na qual ele aparece com uma caneta na mão e segurando uma prancheta.

Nesta terça, ele foi visitado pelo general Augusto Heleno, também da reserva do Exército, e demonstrou bom humor, segundo o militar. Heleno contou que os dois conversaram sobre histórias antigas das Forças Armadas.

Na tarde desta quarta, Bolsonaro recebeu a visita do ator e empresário Alexandre Frota, candidato a deputado federal de São Paulo pelo PSL. Ao divulgar uma foto do encontro no Twitter, Frota disse que o amigo está a cada dia melhor.

Veja como foi o ataque ao candidato Jair Bolsonaro

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos