Mesmo sub judice, Garotinho é o único a reduzir rejeição, diz Datafolha

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • José Lucena/Futura Press/Folhapress

    20.set.2018 - Garotinho durante o debate promovido pelo UOL, pela Folha e pelo SBT

    20.set.2018 - Garotinho durante o debate promovido pelo UOL, pela Folha e pelo SBT

Levantamento do Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (20), mostra que, mesmo sub judice, Anthony Garotinho (PRP) foi o único dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro a apresentar queda da taxa de rejeição na comparação com a última pesquisa do instituto.

O índice de eleitores que declararam não votar de jeito algum em Garotinho passou de 46%, na amostra realizada entre 4 e 6 de setembro, para 41%, no estudo feito entre os dias 18 e 19. A retração foi de cinco pontos percentuais.

O período coincide com o impasse jurídico envolvendo o veterano do PRP, que já foi governador do estado e deputado federal. Condenado em segunda instância em uma ação penal de improbidade administrativa, Garotinho teve a candidatura negada pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do RJ) em 6 de setembro.

A decisão foi tomada porque, em tese, ele estaria inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Garotinho recorreu então ao TSE, que concordou com os argumentos da defesa dele e concedeu a liminar que o garante, até o momento, na disputa. A posição da Corte eleitoral foi tomada no último domingo (16).

Apesar da queda, Garotinho é o pleiteante ao Executivo fluminense mais rejeitado pelo eleitorado. Eduardo Paes (DEM), com 34%, aparece em segundo lugar (cresceu quatro pontos). Romário (Podemos), por sua vez, tem 29% (tinha 27% anteriormente).

As questões judiciais envolvendo Garotinho já foram citadas por adversários mais de uma vez em debates e entrevistas com os candidatos ao governo. No entanto, as estatísticas não demonstram impacto quanto à rejeição, segundo o levantamento do Datafolha.

De acordo com a amostra divulgada hoje, o ex-governador, com 12%, está tecnicamente empatado com Romário (Podemos), com 14%, no segundo lugar da corrida pela chefia do Executivo fluminense. A igualdade ocorre porque a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Eduardo Paes (DEM) lidera isolado, com 22%.

A intenção de votar em branco ou nulo caiu de 24% para 20%, e há 7% de indecisos (eram 6%). No estudo, encomendado pela Globo e pela Folha de S.Paulo, foram entrevistados 1.358 eleitores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos