Em Pernambuco, Ciro diz que Haddad não pode ser eleito por amor a Lula

Luciana Amaral

Do UOL, em Recife

  • PEDRO DE PAULA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Ciro Gomes faz campanha nas ruas do Recife (PE)

    Ciro Gomes faz campanha nas ruas do Recife (PE)

Em Pernambuco, estado em que nasceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou neste domingo (23) que Fernando Haddad (PT), substituto de Lula na campanha eleitoral, não pode ser eleito pelo amor que parte da população tem pelo ex-presidente.

Ciro ressaltou ter "profundo carinho e respeito pela história de vida" de Lula, chamando-o de maior líder popular do país e condenando sua prisão. Também disse que tem consideração pessoal por Haddad, mas disse que a "burocracia do PT" estaria se aproveitando do carinho e da gratidão de porcentagem do eleitorado pelo Lula para eleger Haddad.

"A última que estão fazendo e acontecendo é indicar ao povo o Fernando Haddad. [...] Portanto, fazer uma experiência com um país em convulsão como estamos apenas por amor ao Lula, por gratidão ao Lula, eu acho que projetará para mais quatro anos, e o país não aguenta, essa confrontação odienta que nos divide", afirmou.

"Nosso povo é muito bom, muito generoso e, por gratidão, o nosso povo não sabe nem quem é o Andrade [em referência a Haddad, ironicamente]. Mas, como é indicado do Lula, é absolutamente normal. A gente tem que respeitar com toda a humildade que o primeiro impulso do nosso povo seja dar ao Lula de volta o votinho, que é o que o pobre tem para dar a gratidão dele, para o candidato dele. Mas aí é que está a tarefa de um militante [do PDT]", falou em outro momento da agenda de discursos em Pernambuco.

Neste domingo, no Recife, Ciro finalizou uma série de viagens pelo Nordeste, iniciadas no sábado (22). Em menos de 24 horas, ele passou também por Salvador (BA), João Câmara (RN), Teresina (PI) e Timon (MA). O pedetista busca abocanhar votos do espólio de Lula e se firmar como uma terceira opção para eleitores que rejeitam a polarização entre seu adversário Jair Bolsonaro (PSL) e o PT.

Neste final de semana, Recife recebeu ainda atos a favor de Bolsonaro e Haddad. Pernambuco é o estado líder de eleitores ainda sem candidato definido ou que pretendem votar em branco ou nulo, segundo pesquisa Datafolha de 20 de setembro -- em comparação com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Em Pernambuco, o índice chega a 16%. Nas unidades da federação citadas, os índices são de 12%, 13%, 14% e 8%, respectivamente.

Na tentativa de se firmar entre os eleitores pernambucanos, Ciro se declarou o "único candidato nordestino". Embora tenha nascido em Pindamonhangaba, em São Paulo, ele construiu sua carreira política no Ceará. Entre afagos e críticas, Ciro disse que Haddad não tem experiência com o Nordeste nem sabe onde fica Salgueiro, no sertão pernambucano, e demoraria quatro anos para descobrir. Ele voltou a ressaltar que Haddad perdeu a reeleição para João Doria (PSDB) há menos de dois anos.

"Só porque nós gostamos do Lula nós vamos terceirizar e votar em um candidato por procuração?", questionou. Apesar dos ataques a Haddad, Ciro poupou Lula por ter uma história pessoal com o ex-presidente e por depender dos votos de simpatizantes lulistas.

Críticas a institutos de pesquisas

Em suas falas, Ciro pediu que o povo vote de acordo com a consciência e não aja considerando resultados de intenções de voto de levantamentos de institutos de pesquisa. No Brasil, ele aparece em terceiro lugar atrás de Bolsonaro e Haddad.

O candidato questionou a idoneidade das empresas que promovem as pesquisas. "Se um deputado pode ser comprado num país como o nosso, você imagina que os institutos de pesquisa estão assim tão protegidos?"

Associação de Bolsonaro ao nazismo

Assim como nas últimas semanas, Ciro Gomes associou Jair Bolsonaro ao ditador Adolf Hitler e o discurso do candidato ao regime nazista instaurado pela Alemanha em parte da Europa durante a década de 1940. Bolsonaro está no hospital se recuperando de um ataque a faca.

Ciro também chamou o candidato a vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, de "jumento de carga", "vagabundo" e "doente mental". Contudo, criticou discursos de ódio e pediu que seus militantes tenham "pacienciazinha" com os eleitores de Bolsonaro por entender que estão revoltados com a atual situação político-econômica do país.

"A revolta é muita. A indignação é muita. É minhoca muita na cabeça. De um lado a gente tem que ter paciência, sem partir para a ofensa", disse.

Mourão não foi encontrado para comentar as afirmações de Ciro. Mas após ofensas anteriores ditas pelo pedetista, o general afirmou que as declarações são de "baixo nível" e não vale a pena responder. Mourão disse que não rebaterá ataques pessoais pois prefere discutir propostas de governo.

Ciro se irrita com pergunta do UOL

Embora tenha sido recomendado a acalmar os ânimos ao responder à imprensa e se mostrar menos explosivo, Ciro hoje rebateu uma pergunta do UOL. Ele perguntou à repórter onde trabalhava e também se não era uma "petista infiltrada", em referência a um eventual militante do PT.

Luciana Amaral / UOL
Ciro Gomes faz campanha ao lado de aliados no Recife

O episódio aconteceu quando ele foi indagado sobre sua suposta falta de força em palanques nordestinos após se apresentar como o único presidenciável da região e apesar da tentativa de costura de alianças com o PT.

Ciro tentou angariar eleitores no fim de semana no Nordeste sem o apoio de políticos que concorrem aos governos dos estados. Tanto na Bahia como no Piauí, Ciro não conta com a presença no palanque dos respectivos governadores petistas e candidatos à reeleição, Rui Costa e Wellington Dias, ainda que o PDT esteja em suas coligações estaduais. Os dois governadores lideram com folga a disputa em seus estados e privilegiam Fernando Haddad.

Em Pernambuco, o PDT apoia a candidatura de Maurício Rands (Pros) ao governo estadual. Porém, o presidente do PDT local, deputado federal Wolney Queiroz, já subiu no palanque do adversário Paulo Câmara (PSB) com direito a troca de elogios. Câmara aparece na frente das pesquisas no estado com cerca de 35% das intenções de voto. Rands está na faixa dos 2%.

"Meu bem, você é de qual órgão da imprensa? Ou é uma petista infiltrada? Qual é o seu órgão de imprensa", questionou Ciro. A repórter respondeu ser do UOL e usava crachá corporativo. Ao que Ciro falou "ah, do UOL. Hum".

Ele então disse que confirmou ter sido convidado pelo Lula para ser seu vice para cumprir o que chamou de "papelão" do Haddad e que a diferença do PDT para o PT é que o PDT "não pensa no partido primeiro, mas na população".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos