Bolsonaro evolui bem e tem "boa aceitação à dieta", diz boletim

Do UOL, em São Paulo

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) continua evoluindo bem e apresenta boa aceitação à "dieta leve" determinada pela equipe de médicos do hospital Albert Einstein, em São Paulo, segundo boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (24). Ele recebeu também a visita do ator Carlos Vereza.

De acordo com a unidade, o presidenciável permanece "sem dor, sem febre ou sinais de infecção". O paciente também não apresenta "disfunções orgânicas e os exames laboratoriais estão estáveis".

Os médicos informaram ainda que Bolsonaro mantém "progressão dos movimentos intestinais" e que continua a realizar exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular por meio de caminhadas pelos corredores do Albert Einstein. A medida é uma forma de prevenção contra uma eventual trombose venosa.

Bolsonaro é apontado pelas pesquisas de opinião como o favorito da corrida presidencial. Amostra do Datafolha divulgada na última quinta-feira (20) mostrou que o candidato do PSL se manteve na liderança, com 28%, seguido pelos adversários Fernando Haddad (PT), com 16%, e Ciro Gomes (PDT), com 13%. Dois dias antes, um estudo do Ibope colocou Bolsonaro também com 28% e Haddad, com 19%.

Bolsonaro divulgou nesta tarde um vídeo em que ele aparece no quarto do hospital ao lador do ator Carlos Vereza, a quem chamou de "amigo" e "conselheiro".

Aparentemente mais magro e vestindo roupa comum, o candidato fez um agradecimento: "Quero agradecer o seu gesto de confiança e solidariedade nesse momento tão difícil que ainda estou passando na minha vida."

Vereza respondeu que a visita se tratava de um "dever". "É um dever meu pelas crianças, pela família, pelo país. Estamos juntos, meu irmão."

Caso não haja nenhum agravamento no estado de saúde, os médicos projetam conceder alta na próxima sexta-feira (28), nove dias antes do primeiro turno das eleições. Depois de ser liberado, Bolsonaro deve ir para sua casa no Rio de Janeiro.

"Se Deus quiser, sexta-feira está em casa. Da casa dele vai ser o quartel-general, de onde vai continuar dando suas ordens e bater o martelo sobre as decisões da campanha", disse Flávio Bolsonaro, um de seus filhos, após visitá-lo no hospital nesta segunda.

"Amanhã está previsto tirar o resto dos pontos na barriga", declarou. Questionado se havia a possibilidade de o candidato sair antes de sexta-feira, respondeu: "ele evolui bem rápido, por ser do Exército, por ter se adaptado bem... Mas a previsão é de sexta-feira em casa, com a família."

Esfaqueado em 6 de setembro

Bolsonaro foi esfaqueado por Adélio Bispo durante um ato de campanha em 6 de setembro deste ano na cidade de Juiz de Fora (MG).

Segundo a diretora técnica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Eunice Dantas, onde Bolsonaro foi socorrido, o candidato perdeu quase metade do sangue do corpo após o ataque.

Na manhã do dia seguinte ao ataque, Bolsonaro foi transferido para São Paulo. Desde então, o estado de saúde do candidato oscilou. Ele chegou a sair da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas voltou depois de uma cirurgia de emergência.

Na última semana, o estado de saúde de Bolsonaro se estabilizou. Ele passou a se alimentar via oral, está em um quarto e faz algumas caminhadas pelo hospital, acompanhado sempre da equipe médica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos