Garotinho diz que milícias não dominam vans: "às vezes o MP erra"

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

  • Rede Globo / Reprodução

O candidato do PRP ao governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, disse, em entrevista à rádio "CBN" nesta terça-feira (25), que pretende, se eleito, investir na ampliação do serviço de vans como uma das soluções para a mobilidade do estado.

Questionado quanto ao porquê do investimento neste tipo de transporte, que é investigado em várias frentes por suposto domínio de milícias que agem no estado, Garotinho minimizou o envolvimento.

"A milícia não está dominando as vans, ela tem negócios com as vans, o que é diferente. Ela cobra taxas deste serviço, da mesma forma com que lucra com sinais de TV a cabo e vendas de botijões de gás, por exemplo. Os motoristas, em si, são honestos", disse o candidato.

Alertado quanto a investigações do MP (Ministério Público) que apontam lucro anual de até R$ 300 milhões por parte uma das milícias com a exploração desse tipo de transporte --o que faria desta, a principal fonte de renda do grupo paramilitar--, Garotinho contestou os números do órgão. "Nem sempre o MP acerta. Às vezes o MP erra", afirmou.

Contestações a Crivella 

Garotinho apontou a reestruturação da saúde pública --ao lado da segurança-- como as principais bandeiras de um eventual governo seu. Mas, quando questionado em relação ao apoio do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), que é réu por improbidade administrativa, por suposto favorecimento a integrantes da igreja evangélica em filas de cirurgias de catarata, Garotinho disse não ter conhecimento do episódio que ficou conhecido como 'Fala com a Márcia", ocorrido em julho.

"Eu não estive com o prefeito em reunião nenhuma e, sinceramente, não li nada sobre essa reunião na qual teria sido feita a promessa de favorecimento. Mas qualquer cidadão que descumpra a lei, seja na fila do Sisreg (Sistema de Regulação de cirurgias) ou na fila que for, está errado", reconheceu.

"Pode ter havido erro administrativo, mas não sou ladrão"

Em relação à decisão liminar do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que determinou no último dia 16 a suspensão da sua inelegibilidade, Garotinho se defendeu das acusações que levaram o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) a barrar a sua candidatura devido a uma condenação por improbidade administrativa com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiros.

A Justiça entendeu que Garotinho desviou R$ 234 milhões da Secretaria de Saúde do Rio entre os anos de 2005 e 2006, quando sua mulher Rosinha Matheus era a governadora.

"Pode ter havido algum erro administrativo nesse período? Sim, eu sou um ser humano, também erro. Mas não houve enriquecimento ilícito da minha parte. Eu não sou ladrão", afirmou o candidato.

A candidatura de Garotinho está sub judice (a palavra final será do colegiado do TSE). Pela Lei da Ficha Limpa, políticos condenados por órgãos judiciais colegiados ficam inelegíveis por seis anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos